menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Hernanes: Profeta sem medo

Torcedores do Stoke City zombam de Rooney (Foto: Reuters)
imagem cameraTorcedores do Stoke City zombam de Rooney (Foto: Reuters)
Dia 28/10/2015
05:01

  • Matéria
  • Mais Notícias

Um lateral-esquerdo de origem, que brilhou como volante, resistiu para virar camisa 10 e agora ganha reconhecimento internacional como meia-atacante. A incrível mutação de Hernanes, ou Profeta, como preferem os companheiros de Lazio e torcedores, se deve ao fim de um trauma do próprio jogador.

– Eu tinha medo. Coisas dentro de mim bloqueavama mudança. Achava que não daria conta de jogar mais avançado. Não tinha vontade de mudar de posição. Agora este medo desapareceu, venci a dificuldade e estou à vontade na função – revela o ex-são-paulino, em entrevista ao LANCE!, na Itália.

A primeira vez que jogou mais avançado na carreira foi em 2006, quando foi emprestado pelo São Paulo para o Santo André e fez oito jogos como segundo atacante.

– Era estranho – admite.

Ao voltar para o Tricolor e virar protagonista no time campeão de Muricy, voltou a ser recuado e assim chegou à Seleção. Não imaginava retornar ao ataque, mas admite que as mudanças foram benéficas para seu futebol.

– Hoje sei marcar, armar, atacar. O que faltava era jogar de costas e agora faço também. Só falta melhorar um pouco o cabeceio para ser mais completo.

A prova da vitória pessoal do brasileiro é a campanha da Lazio, líder com cinco vitórias, um empate e uma derrota no Italiano. Após ter brigado contra o rebaixamento na temporada anterior, o clube romano, que neste domingo, às 11h, enfrenta o Cagliari (sete pontos, próximo da zona de rebaixamento), é a principal surpresa da competição e sabe que deve muito deste renascimento ao camisa 8.

– A chegada dele mudou tudo. Ele fez gols importantes e deu assistências. O time cresceu – admite Andrea Ramazzotti, repórter do jornal "Corriere dello Sport".

Há menos de três meses na nova casa, Hernanes já é comparado na Itália aos compatriotas Falcão, o Rei de Roma, e Kaká. Agradece, mas não quer carregar o peso extra. Sabe que seu principal adversário, muitas vezes, é ele mesmo.

– Não existe cobrança maior do que a que está dentro de mim. Criaram muita expectativa quando cheguei, dei conta do recado, mas preciso administrar a pressão. Sei que tenho muito mais a mostrar.

Uma verdadeira profecia.

Hernanes,

Entrevista Exclusiva

1 Pelo jeito de ser e estilo de jogar, você é comparado com Kaká. Acha que são parecidos?

Não tem muito a ver, pelo estilo de jogar. Sei que fomos bem diferentes. Logicamente, fico feliz pela comparação. Eu chamava o Kaká de "Monstro" no videogame.

2 Você já é idolatrado pela torcida da Lazio. O estilo italiano de torcer é diferente do brasileiro?

Eu achava que Brasil era o auge, não imaginava encontrar torcedores mais apaixonados. Aqui o povo é entusiasmado, caloroso e bem mais fanático.

3 Sua adaptação foi mais rápida do que esperava?

Foi. Por ter chegado no verão, que gosto muito, sofri menos. André Dias (zagueiro, ex-São Paulo) me ajudou também. E a recepção que tive de jogadores e torcida foi a melhor possível.

4 Você já foi convocado pelo Mano. O que já percebeu de diferente na Seleção?

Ele falou em devolver a paixão do povo brasileiro. Como todos, perdi um pouco desde a infância. Acho isso interessante.

Opinião dos Especialistas

Hernanes é o melhor jogador deste início de Campeonato Italiano?


  • Matéria
  • Mais Notícias