Governo lança aplicativo para combater abuso de crianças e adolescentes na Copa
- Matéria
- Mais Notícias
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República lançou nesta quarta-feira no Rio de Janeiro a Agenda de Convergência para a proteção de crianças e adolescentes durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo. Entre as ações, um aplicativo com informações para denúncias de abusos e infrações contra menores e plantão integrado de diversos órgãos para proteção de crianças nos dias de jogos.
- Este aplicativo é para que toda a população nos ajude a combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. Se alguém vir uma situação dessas, pode acessar o aplicativo e vai encontrar informações sobre as delegacias mais próximas, em que situação aquela violação se encaixa e telefones dos Conselhos Tutelares mais próximos - explicou a ministra da SDH, Maria do Rosário.
O aplicativo estará em fase de testes durante a Copa das Confederações, mas a ideia é que ele seja estendido para todas as 12 cidades que receberão a Copa do Mundo no ano que vem. O nome do aplicativo é Proteja Brasil e estará disponível a partir da tarde desta quarta na plataforma Android e a partir de sexta na plataforma IOS.
Os Conselhos Tutelares das seis cidades que receberão a Copa das Confederações - Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) - receberam um carro novo, cinco computadores e uma impressora para melhorar o funcionamento. Haverá plantão próximo aos estádios quatro horas antes e quatro horas depois e rondas volantes nos dias de jogos para acolher denúncias de abusos contra crianças e adolescentes. A rede hoteleira das cidades tem sido visitadas pela Polícia Militar e Polícia Civil em um esforço para coibirem a prostituição infantil nos estabelecimentos durante a competição.
Uma tabela com os jogos da Copa das Confederações com a campanha Não Desvie o Olhar também será distribuída à população. Nela, o número de denúncia do Disque 100, que atualmente recebe 1200 telefonemas diários com denúncias sobre abuso infantil e de adolescentes.
- Matéria
- Mais Notícias