Governador do RS: 'Andrade Gutierrez apresentará garantias ao Banrisul'

- Matéria
- Mais Notícias
Em vídeo divulgado na manhã desta sexta-feira, Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul, revelou que a Andrade Gutierrez, construtora responsável pela remodelação do Beira-Rio para a Copa de 2014, lhe deu garantias de que o estádio do Internacional, cuja obra está paralisada desde o dia 24 de junho de 2011, estará pronto no prazo determinado para receber o Mundial.
Primeiro, Tarso deixou claro que não existe a possibilidade de a construtora deixar de ser a parceira do Internacional - o contrato entre as partes ainda não foi assinado - apesar de um grupo de empresários gaúchos já ter se colocado à disposição para bancar a reforma do Beira-Rio.
- São 11h12 da manhã, estou aqui com a delegação do Rio Grande do Sul em Brasília, e aproveito para fazer uma comunicado que é importante. Às 11h, o presidente da Andrade Gutierrez, Sérgio Andrade, me ligou dizendo que a construtora continua na relação pré-contratual, que o estádio vai ficar pronto no momento necessário para que a Copa seja realizada e que as garantias serão apresentadas ao Banrisul, para que o banco continue integrando esse negócio.
O impasse que impede a retomada das obras do Beira-Rio se deve ao fato de a Andrade Gutierrez ainda não ter conseguido o empréstimo de cerca de R$ 240 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para dar sequência à reforma do estádio. O Banrisul, banco que atua como intermediário nas negociações, destaca que segue sem receber as garantidas necessárias para liberar a linha de crédito.
Sobre essa questão, o governador destacou que já entrou em contato com Túlio Zamin, presidente do Banrisul, e se mostrou otimista com a presença do Beira-Rio no próximo Mundial.
- Creio que o próximo passo será uma conversa da direção da Andrade Gutierrez com o Banrisul. Já orientei o presidente Túlio Zanin antes de fazer essa gravação. Várias possibilidades estão se encaminhando e vamos trabalhar todos juntos para que tenhamos um final positivo, para que a Copa seja no Rio Grande do Sul, no Beira-Rio e que, como consequência, o Rio Grande do Sul tenha uma grande visibilidade internacional pela realização da Copa - encerrou Tarso Genro.
Nesta quinta, Kalil Sehbe, secretário de Estadual de Esportes do Rio Grande do Sul, deu um prazo de 15 dias para a Andrade Gutierrez apresentar as garantias ao Banrisul, conseguir o empréstimo e dar sequência à remodelação do Beira-Rio.
Na próxima quarta-feira, após visitarem a cidade de São Paulo, representantes do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014 e da Fifa vão vistoriar o Beira-Rio e as obras de infraestrutura que estão sendo realizadas na capital gaúcha. Curitiba, Cuiabá, Manaus e Natal também vão receber a presença de membros do COL e da Fifa na próxima semana.
- Matéria
- Mais Notícias















