menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Goleiro que ficou mais de 18 jogos sem tomar gols morre aos 67 anos

Dia 13/10/2015
12:32

  • Matéria
  • Mais Notícias

O ex-goleiro Neneca, que já defendeu o Guarani e Náutico, morreu na madrugada (por volta das 3h) deste domingo, aos 67 anos de idade. De acordo com informações de familiares, o arqueiro faleceu em função de mieloma múltiplo (doença hematológica maligna que afeta originalmente a medula óssea).

Ele lutava contra a doença desde novembro do ano passado, mas acabou dando entrada no hospital de Londrina há cinco dias. O enterro dele será nesta segunda-feira, no Cemitério Parques das Oliveiras, em Londrina. Neneca deixa a mulher e cinco filhos. O último clube que defendeu foi o Londrina, em 1986.

Neneca é o segundo goleiro a ter maior invencibilidade no mundo, perdendo apenas para o também brasileiro Mazaropi, que, entre 1977 e 1978, jogando pelo Vasco, ficou 1.816 minutos sem levar gols. O ex-vascaíno é recordista mundial até hoje.

O goleiro foi campeão brasileiro pelo Guarani em 1978, após o Alviverde Campineiro derrotar o Palmeiras na decisão daquele ano. O bugrino fez história pelo clube, quando ficou 777 minutos sem tomar gols. O arqueiro só foi ultrapassado por Juliano, que ficou mais de 1000 minutos sem ser vazado em 2013 (11 partidas invictas).

A boa trajetória de Neneca não se encerra por aí. O ex-camisa 1 do Bugre é recordista por três clubes diferentes e permanece na lista dos 50 goleiros que ficaram mais tempo sem tomar gols. Em 1974, quando vestiu as cores do Naútico, o ex-atleta ficou mais de 1.636 minutos sem sofrer gols, totalizando assim 18 jogos. O arqueiro comprovou o bom aproveitamento também pelo América-MG em 1973, quando ficou 575 minutos sem levar gols.

Por meio do site oficial, o Guarani lamentou o falecimento do ídolo e exaltou o legado do goleiro pelo clube. "Com os mais sinceros votos de pesar à família do grande Neneca, o Guarani se despede do homem e eterniza mais um ídolo em sua história", reforçou a nota.

O Londrina também lamentou a morte do ex-jogador por meio do seu site oficial. "O Londrina Esporte Clube (LEC) está em luto e se solidariza com os familiares e amigos, pedindo a Deus que conforte a todos. Neneca sempre demonstrou honra e carinho vestindo a camisa alviceleste, sendo um dos maiores goleiros da história do clube", enalteceu.

  • Matéria
  • Mais Notícias