Ganso e Neymar podem superar ídolos santistas

- Matéria
- Mais Notícias
Contra o Peñarol na noite desta quarta, às 21h50, no Pacaembu, com transmissão em tempo real pelo LANCENET!, a dupla Ganso e Neymar pode conseguir o que várias gerações de talentos alvinegros tentaram em vão: equiparar-se à turma de Pelé, Coutinho, Pepe & Cia. Nos anos 60, esses jogadores romperam fronteiras e conquistaram títulos internacionais expressivos. Desde o bicampeonato da Libertadores e Mundial em 63, porém, o Peixe naufragou na tentativa de repetir esse roteiro.
Muricy defende Neymar, mas avisa: 'Tem que ficar em pé'
Em 1978, com a primeira versão dos chamados Meninos da Vila, o Santos dava mostras de que poderia sair da sombra de Pelé. No entanto, o time, que tinha vários pratas-da-casa, entre eles Juari, Pita e João Paulo, não foi além do título estadual. Troféu que o clube voltaria a obter seis anos depois, quando também disputaria a Libertadores pela primeira vez após a aposentadoria de Pelé (vaga conquistada com o vice-brasileiro em 83). Mas a campanha, com a presença dos ídolos Rodolfo Rodrigues e Serginho Chulapa, seria vexatória, com duas goleadads para o Flamengo e eliminação na primeira fase em um grupo que ainda tinha os colombianos América de Cali e Junior Barranquilla.
Apenas em meados dos anos 90 outro ídolo surgiria na Vila. O paraense Giovanni conduziria o time ao vice-campeonato brasileiro de 95. Apesar de toda a idolatria, o Messias, como é chamado, que passaria outras duas vezes pelo clube, teria apenas participação, tímida, em um título: o Paulista de 2010.
Em 2002, despontaria então a geração que mais perto chegou de encerrar o jejum. Guiado pela dupla Diego e Robinho, o time conquistaria o Brasileiro daquele ano e, poucos meses depois, levaria o Peixe à sua primeira decisão de Libertadores em 40 anos. Mas a equipe sucumbiria nos confrontos diante do poderoso Boca Juniors.
Ganso e Neymar têm, agora, a oportunidade de fazer o que esses tantos não fizeram. Isso pode acontecer em 90 minutos, 120, caso o jogo vá para a prorrogação, ou até nos pênaltis se não houver vencedor. Da forma que vier, será histórico!
Gerações do Peixe
Era Pelé
Até hoje o esquadrão formado por Pelé e companhia é considerado um dos melhores da história. Com o Rei,
o Santos conquistou quase tudo o
que disputou, inclusive o bi da Libertadores e Mundial (1962/1963).
Meninos da Vila
O time ganhou o apelido pela juventude do elenco. Ganharam destaque nomes como Juary, Pita e Aílton Lira. Ganharam o Paulista de 78.
'Discípulos' do Messias
A geração santista da década de 90 não conquistou títulos, mas revelou o ídolo Giovanni, o "Messias". Foi vice-campeã do Brasileiro de 1995.
Novos Meninos da Vila
Comandados pelos jovens Diego e Robinho, o time de meninos saídos da base santista ficaram marcados pelo futebol alegre e pelos títulos brasileiros de 2002 e 2004. Na Liberta-2003, no entanto, fracassaram ao perderem a final contra o Boca Juniors (ARG). Elano e Léo também fizeram parte da geração vitoriosa.
- Matéria
- Mais Notícias















