Gabriel Chalita, candidato à prefeitura de São Paulo, promete ‘Complexo Olímpico de Alto Rendimento’
- Matéria
- Mais Notícias
O LANCENET! publica até sexta-feira uma série de entrevistas com os cinco candidatos mais bem colocados na disputa pela Prefeitura de São Paulo. A ordem foi estabelecida a partir da pesquisa Ibope encomendada pela Rede Globo e divulgada no último dia 25, do quinto ao primeiro colocado.
Depois de Soninha (PPS), nesta terça-feira, o entrevistado é Gabriel Chalita, do PMDB. Os seguintes serão, pela ordem, José Serra (PSDB), Fernando Haddad (PT) e Celso Russomano (PRB). Todos receberam as mesmas cinco perguntas sobre política esportiva. Confira as respostas de Chalita:
A organização da Copa do Mundo em São Paulo está no rumo certo? O que ainda precisa ser feito para atender bem aos que virão à cidade?
Há diversas obras previstas que demoram em serem transformadas em realidade e, com isso, São Paulo corre o risco de perder a oportunidade de receber melhorias importantes. A conexão por trem do Aeroporto Internacional de Guarulhos ao metrô, por exemplo, não deve ficar pronta a tempo. Este é um projeto de responsabilidade do Estado, mas obras viárias na Zona Leste, no entorno do novo estádio, devem ser tocadas pela Prefeitura e só tiveram início em meados de setembro. A Copa acontece em um período curto, mas é o momento em que o mundo todo olhará para nós. Johannesburgo aproveitou a Copa na África do Sul para repensar toda a sua infraestrutura urbana: mudou o aeroporto, criou uma rede expressa de corredores de ônibus, enterrou os fios de alta tensão e melhorou as calçadas. A Zona Leste deve ganhar um corredor de ônibus com 25 linhas expressas (sem paradas intermediárias), que levará passageiros de bairros como Itaquera, por exemplo, ao Centro em 30 minutos. Os 450 ônibus articulados só levarão passageiros sentados e terão seus sistemas de GPS integrados aos dos semáforos da via, para que só encontrem sinais verdes. O projeto deverá ser concluído no primeiro ano de governo, antes da Copa de 2014.
Qual sua opinião sobre a concessão de incentivos municipais para a construção do estádio do Corinthians, em Itaquera, sede dos jogos da Copa em São Paulo?
Sou favorável aos incentivos desde que tragam benefícios globais para a região, como melhorias de infraestrutura urbana e criação de empregos. Uma das diretrizes do nosso plano de governo é incentivar a criação de postos de trabalho fora da área central da cidade. O resultado da isenção fiscal para o Itaquerão é um exemplo a ser acompanhado com atenção nos próximos meses e anos.Tudo o que a Prefeitura puder fazer para levar mais desenvolvimento aos bairros deve ser feito.
Sobre Olimpíada-2016, a prefeitura irá participar diretamente da formação e treinamento de atletas de alto rendimento, como vem ocorrendo no Rio? Qual é a sua meta para a criação de equipamentos esportivos de alto nível na cidade?
Temos um projeto fundamental nesse sentido, que é a construção de um Complexo Olímpico de Alto Rendimento, previsto para ocupar uma área de 160 mil m². Esse complexo contará com quadras e arenas de tênis, pista de bicicross, ginásio esportivo de uso múltiplo com capacidade para 5 mil pessoas, parque aquático para saltos ornamentais e piscina olímpica e pista de atletismo, além de alojamentos para 1.400 atletas.
Qual é seu programa para incentivar a prática esportiva, como elemento de saúde e lazer da população paulistana, especialmente nos fins de semana?
A prática do esporte será estimulada nas escolas como parte do projeto de escola de tempo integral e da abertura dos colégios nos fins de semana, com a participação não apenas dos alunos, mas também de seus pais. Além disso, iremos descentralizar os equipamentos esportivos da cidade, de forma que cada distrito ofereça espaço e condições adequadas para a realização de atividades esportivas. Pretendemos ainda reformar e ocupar a capacidade ociosa das instalações existentes em praças e parques e melhorar significativamente as condições para a prática segura do ciclismo em São Paulo. Nosso plano prevê também a construção de cinco Praças da Juventude nos bairros mais carentes, onde os jovens estão mais vulneráveis às drogas.
Qual sua proposta para aproveitamento dos Clubes Municipais nas diversas regiões?
Com o fortalecimento das 31 subprefeituras, será possível incrementar as ações de zeladoria em toda a cidade, o que resultará em áreas públicas mais bem cuidadas. Isso inclui os clubes, que precisam estar sempre bem mantidos e com funcionários capacitados para receber e orientar a população, jovens e idosos. Por fim, vamos construir um clube escola no Centro.
QUEM É
Chalita foi eleito vereador em sua cidade natal, Cachoeira Paulista, com apenas 19 anos. Foi secretário estadual de educação no governo Geraldo Alckmin, entre 2003 e 2006. Em 2008, foi eleito vereador por São Paulo com mais de 100 mil votos, marca que o deixou como o candidato mais votado do Brasil na ocasião. Dois anos depois, candidatou-se a deputado federal e foi eleito com mais de 500 mil votos.
CONFIRA AS OUTRAS ENTREVISTAS DA SÉRIE:
Soninha Francine (PPS) - segunda-feira
- Matéria
- Mais Notícias