menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

FPF inclui São Bernardo na Copa do Brasil de 2013

Dia 27/10/2015
22:09

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Federação Paulista de Futebol (FPF) tomou uma decisão inusitada esta semana ao dar uma das cinco vagas do estado na próxima edição da Copa do Brasil para o São Bernardo, campeão da Série A2 do Paulistão, teoricamente a segunda divisão estadual. Teoricamente porque a entidade alega que as Séries A1, A2 e A3 formam um bloco único na elite, embora apenas equipes do primeiro grupo possam de fato ser campeãs.

Escorada nesse curioso conceito, a federação diz não estar desrespeitando o Regulamento Geral das Competições da CBF, que veta  clubes de divisões de acesso em torneio nacional. Segundo o vice-presidente do departamento de competições da federação, coronel Isidro Suita, o Bernô foi incluido por um critério técnico, previamente definido, o que não configura convite, proibido pelo Estatuto do Torcedor.

O fato incomodou clubes que tiveram boa participação na Série A1. O caso mais expressivo é o do Mogi Mirim, preterido na indicação embora tenha vencido o Torneio do Interior, competição criada pela FPF justamente para dar prestígio aos times menores do estado.

- Se tivesse que premiar uma equipe  nada mais justo do que o Mogi Mirim. Apesar de ser campeão do interior, fomos campeões disputando a Série A1, muito mais difícil que a Série A2 - disse ao LANCENET! o gerente de futebol da equipe, Luiz Simplício.

Cartolas de Mirassol, Linense e Oeste também expressaram contrariedade à reportagem do LANCENET!. As outras vagas são para o campeão da Copa Paulista e os três melhores colocados da Série A1: Santos, Guarani e São Paulo.

- Todos os anos temos disputado entre os melhores do interior, subimos da Série D para a Série C e não ganhamos nenhuma vaga - reclamou Mauro Guerra, diretor de futebol do Oeste.

- Isso dificulta os times que trabalham sério e buscam organizar seu time financeiramente e estamos conquistando em campo - disse Valdir Lins, gerente de futebol do Linense.

Ex-presidente Lula é 'padrinho' do São Bernardo

O São Bernardo tem um padrinho forte: o ex-presidente Lula. Apesar de ser corintiano, ele sempre comparece ao Estádio 1º de Maio nos principais jogos do Bernô, como ocorreu na conquista do acesso à elite do Paulistão em 2010 e do título da Série A2 no início deste ano. Nesta última oportunidade, o presidente da CBF, José Maria Marin, e o mandatário da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, também assistiram à partida.

Lula e São Bernardo do Campo estão ligados desde 1968, quando o ex-presidente filiou-se ao Sindicado dos Metalúrgicos. Neste período do fim dos anos 70 e início dos 80, ele liderou a greve dos metalúrgicos do ABC e entrou de vez na política. 

Foi no governo de Lula que o Estádio 1º de Maio foi reformado para se adequar às normas que a FPF exige para a equipe poder mandar seus jogos da Série A1 do Campeonato Paulista. Os investimentos foram feitos pelo prefeito da cidade de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT).

Copa do Brasil 2013 fortalecida

A partir de 2013 a Copa do Brasil voltará a contar com os times que estão também na Libertadores. A medida é uma resposta às seguidas críticas de queda do nível técnico do torneio com a ausência dos times que estão na disputa internacional - algo que acontece desde 2001.

Os classificados para a Libertadores, porém, só entrarão nas oitavas de final da Copa do Brasil. A CBF ainda não definiu se outros clubes grandes precisarão disputar o mata-mata desde o início. Segundo a entidade, o calendário do torneio deve ser divulgado apenas em novembro.

  • Matéria
  • Mais Notícias