Fluminense se destaca com gols no segundo tempo após trabalho especial

- Matéria
- Mais Notícias
Já não falta mais ar ao Fluminense para brigar pelas primeiras posições do Brasileirão. A boa preparação física tem ajudado
o time no segundo turno a buscar melhores resultados, até os últimos instantes de jogo, algo que não aconteceu no primeiro. E o novo gás tricolor, segundo o próprio técnico Abel Braga, pode ser o diferencial nessa reta final.
- Para o jogador dar o gás nesse final, não adianta coração sem ter pernas - ressaltou o preparador físico do clube, Cristiano Nunes.
Em forma, o Flu tem botado seus oponentes para correr: conseguiu anular o então líder Corinthians, superar os velozes São Paulo e Cruzeiro, vencer o Atlético-GO - sua primeira virada -, acelerar o ritmo contra o Avaí quando preciso e, mais recentemente, arrancar um empate do Atlético-PR nos acréscimos. O número de gols na linha de chegada de cada jogo também se
multiplicou.
Frutos do trabalho de Cristiano Nunes e sua equipe, que dedicaram cerca de uma hora por dia de treino só para as atividades físicas nos primeiros 42 dias de clube e que, agora, reservam 45 minutos diários em média para o trabalho, muitas vezes
desprezado pelos boleiros. Entre os resultados, estão a maior resistência em campo e a redução das lesões (somente Araújo está em tratamento).
Tanto o técnico Abel Braga como os jogadores do Fluminense exaltaramo vigor físico que a equipe apresenta no segundo turno e já agradeceram à preparação física. Porém, trata-se de uma pista de mão dupla.
- Nada disso adiantaria se eles não se empenhassem. Eles vão colher o fruto desse trabalho - comentou Cristiano Nunes.
Com um novo tanque de oxigênio ao seu lado, o Fluminense tem fôlego extra para brilhar no Brasileirão.
Bate- Bola
Cristiano Nunes - Preparador físico do Fluminense, em entrevista exclusiva ao LNET!
1) Quais foram as primeiras medidas tomadas pela comissão do Abel assim que chegou nas Laranjeiras?
Cristiano - Num primeiro momento, fizemos uma reunião e procuramos identificar as deficiências e qualidade de cada jogador e definir o que poderia ser feito. Cada um deles tem uma musculatura e responde aos exercícios de maneira própria.
2) Alguns jogadores como Fred e Deco, tem um histórico longo de lesões. Eles tem uma atenção especial?
Cristiano - Aqui não há tratamento especial para um ou para outro, mas são realizados trabalhos diferenciados em alguns casos, para um maior reforço.
3) É visível a evolução da forma física do Fluminense neste segundo turno. O que tem sido feito no momento?
Cristiano - Temos nos concentrado agora na regeneração dos titulares na sala de musculação e nas atividades no campo com os reservas. Ainda não houve tempo para fazer uma reavaliação, mas posso dizer que eles responderam muito bem ao plano.
4) Qual a importância da preparação física nessa reta final?
Cristiano - Acho que a preparação física tem papel fundamental, mas a técnica e a emocional também são essenciais. Espero que o Flu conquiste seus objetivos. Estou confiante.
Trabalho distinto para os reservas
Sempre que um jogador do Fluminense sai do banco de reservas, tem correspondido. Basta ver os exemplos de Martinuccio, Deco e Rafael Moura. O segredo para isso é a forte preparação física implementada por Cristiano Nunes e sua equipe comos atletas que não são utilizados constantemente. É mais intensa do que com os que estão tendo mais oportunidades.
- Os reservas precisam entender que têm de se cuidar para manter o nível dos titulares ou até superá-lo quando entrarem. Com
eles, intensifico os trabalhos físicos e com bola. Quando são pinçados, têm de corresponder - comentou o preparador físico.
Comos titulares, a preocupação é como processo de regeneração muscular.
Fred: líder no treino físico
O atacante Fred tem mostrado a importância de seu papel como um dos líderes do elenco não só dentro de campo, mas também nos trabalhos físicos. Ao contrário do que se pensa, levando em conta sua vida noturna, ele é um dos mais dedicados nas tarefas.
- O Fred está sempre puxando a fila. Isso ajuda. Ele, Gum, Edinho, Souza...Os mais experientes servem de exemplo para os mais
novos - revelou Cristiano Nunes.
Não à toa, Fred recuperou a forma e tem voado no returno do Brasileirão (já fez seis gols).
- Matéria
- Mais Notícias















