menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Final da Liga Europa também está sob batuta argentina

Gilmar Dal Pozzo, técnico (Foto: Lucas Uebel/TRATO.TXT)
imagem cameraGilmar Dal Pozzo, técnico (Foto: Lucas Uebel/TRATO.TXT)
Dia 28/10/2015
05:06

  • Matéria
  • Mais Notícias

A final da Liga Europa, disputada em Bucareste, nesta quarta, a partir das 15h45 (horário de Brasília), opõe o Atlético de Madrid e o Athletic Bilbao, duas equipes espanholas, mas que, não fossem seus técnicos argentinos, estariam longe de conquistar o segundo título europeu mais importante do ano.

Tanto Marcelo Bielsa, pelo lado do Athletic, quanto Diego Simeone, do time madrileno, têm grande participação nas surpreendentes campanhas das duas equipes, dentro e fora da Espanha.

"El Loco", como Bielsa é conhecido, faz campanha surpreendente com o Bilbao, que também está na final da Copa do Rei. Ele é uma das grandes inspirações de Pep Guardiola, técnico que está deixando o Barcelona. Inclusive, Bielsa teve seu nome ligado aos culés durante a indefinição sobre a saída de Pep.

Diego Simeone tem campanha tão impressionante quanto a de seu compatriota (e amigo pessoal). Ex-jogador e ídolo do Atlético de Madrid, "El Cholo" pegou os Colchoneros em péssima situação na tabela quando assumiu o comando da equipe, em janeiro. Alguns meses depois e o Atlético tem chance até de jogar a Liga dos Campeões na temporada que vem.

O resto do país parece ter prestado atenção no sucesso dos argentinos e o número de hermanos treinadores já está aumentando. Além de "El Loco" e "Cholo", o ex-lateral Pochettino (técnico do Espanyol) e agora Pellegrino (recém-contratado pelo Valencia) são outros argentinos se aventurando na La Liga.

Negócios à parte

Além de compatriotas, Bielsa e Simeone são amigos. O relacionamento entre os dois treinadores começou na época em que "El Loco" comandava "Cholo" na seleção argentina. Em nome da amizade, os dois combinaram que não irão se falar por um mês após o jogo. Como diz o ditado: "Amigos, amigos, negócios à parte".

COM A PALAVRA:

Ariel Greco - Repórter do Página 12, da Argentina

Não é comum treinadores argentinos com tanto sucesso no exterior. Até mesmo nomes indiscutíveis como por exemplo Carlos Bianchi, multicampeão pelo Boca Juniors, não conseguiram êxito fora do país.

Simeone e Bielsa são treinadores com propostas táticas muito claras e obsessivos pelo trabalho. Qualidades levadas a sério no futebol europeu. Além disso, chegaram em clubes distantes dos momentos de glória, o que facilitou a confiança e o trabalho de ambos.

Vejo como casualidade as boas campanhas. Pelo profissionalismo, também poderiam se adaptar na Itália ou na Inglaterra.


Hermanos na terra de Picasso

Bielsa
Ex-técnico da Argentina, faz ótimo ano no Bilbao. Finalista também da Copa do Rei.

Simeone
Pegou o Atlético de Madrid mal, se recuperou e chegou à final da Liga Europa.

Pochettino
Desde 2009 no Espanyol, fez campanha digna no Espanhol desse ano.

Pellegrino
Ex-jogador do Valencia, vai substituir Emery na próxima temporada nos Los Ches.

  • Matéria
  • Mais Notícias