menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Felipe Massa diz que está muito perto de renovar com a Ferrari

Dia 27/10/2015
22:33

  • Matéria
  • Mais Notícias

Felipe Massa fala com firmeza. Os importantes pontos que ele somou nas duas últimas corridas, na Bélgica e na Itália, o fazem se sentir muito perto da renovação de contrato com a Ferrari. "Eles estão pensando em continuar com o meu trabalho", crava o brasileiro nesta conversa exclusiva com o L! no paddock do circuito de Marina Bay em Cingapura, onde ocorre hoje a 14 etapa da temporada da Fórmula 1.

Pouco importa que sua média de pontos neste ano é a sua pior desde que entrou para a Ferrari em 2006. Pouco importa que os fantasmas da polêmica corrida de 2008 o assombram ainda hoje. Ainda em busca da velha forma das temporadas em que brigou pelo título, o brasileiro sabe que dar sequência aos resultados mais recentes é seu maior trunfo neste momento de negociação da sua renovação de contrato.

Assumindo uma postura franca, o brasileiro admite que não tem ainda uma alternativa formada caso a equipe italiana não opte por continuar com ele na próxima temporada. Mas deixa claro: continuar na Fórmula 1 apenas para fazer número não faz parte dos seus planos.

LANCE!: Toda a vez que a F-1 chega em Cingapura, aquele polêmico GP de 2008 (quando Nelsinho Piquet bateu propositalmente para favorecer Fernando Alonso) é lembrado. Aparece na sua cabeça ainda a frustração de uma corrida que teve um resultado arranjado e que atrapalhou demais suas chances em ser campeão naquele ano?
FELIPE MASSA: Volta sim, sem dúvida. A corrida do Brasil eu já esqueci. Para mim não passa na cabeça a imagem de ter perdido o título na última curva. Não passa porque foi uma corrida normal. Mas o que aconteceu em Cingapura foi inaceitável. É difícil esquecer porque foi tudo deprimente. Estamos aqui para fazer esporte e ele é feito de batalhas dentro de uma regra. Aquilo não teve nada de esportivo.

LANCE!: Você já disse ter falado com Flavio Briatore e com o Nelsinho Piquet sobre o episódio. E com o Fernando Alonso, que no final venceu aquela prova, você já conversou sobre o tema?
FELIPE MASSA:Lógico. O Fernando tinha menos motivos que os dois primeiros que você citou. Mas não adianta mais falar sobre isso. Foi algo que fez parte de um momento feio, mas precisamos olhar para frente, não para trás.

LANCE!:  Vamos olhar para o presente, então. Você está passando por uma terceira temporada seguida com dificuldades, enquanto que até 2009, sua performance era muito boa. Não existe uma causa única, mas você consegue listar os elementos que estão impedindo que você volte a ter a boa forma que tinha até 2009?
FELIPE MASSA: Acho que minha forma atual é boa. Não tenho o que lamentar em termos de velocidade ou de ritmo de corrida. Tive muitas provas em que meu ritmo era forte, mas acontecia alguma coisa que me impedia de chegar no pódio. Agora o que tenho de fazer é continuar fazendo as coisas do mesmo jeito e ter um pouco de sorte. Uma hora ela vai voltar.

LANCE!:  Mas deve haver um fator psicológico nessa falta de sorte, como uma espiral que te puxa para baixo à medida que as coisas vão dando errado, não?
FELIPE MASSA: Sem dúvida. Um bom resultado te deixa sempre mais forte e motivado. São coisas positivas que te deixam no caminho certo. Uma série de resultados negativos te atrapalha no lado psicológico, sem dúvida. Mas estamos trabalhando numa boa direção agora.

LANCE!:  Nós que convivemos com você ao longo do ano estamos vendo sempre um semblante um pouco triste quando você está na pista. Mas você está com a vida em geral muito bem encaminhada. A tristeza é exclusiva dessa falta de sucesso na parte esportiva?
FELIPE MASSA: Sim, o que falta para mim hoje são apenas bons resultados. Sempre corri para obtê-los e, na maioria das vezes, tive resultados até melhores do que eu imaginava. Sobre os outros aspectos da minha vida, não tenho sequer uma coisa para reclamar. Tenho uma linda família, uma ótima saúde – que é algo fundamental – e uma boa segurança do lado financeiro. Então o que falta são resultados, mas nas últimas corridas eles melhoraram e vou seguir trabalhando para obter outros melhores ainda.

LANCE!:  O quão perto você acha que está de renovar com a Ferrari?
FELIPE MASSA: Muito perto.

LANCE!:  Então quando deve finalmente sair essa decisão?
FELIPE MASSA: É difícil dizer. Quando você não tem nada assinado não dá para ter uma certeza. Mas não deve demorar muito para que eu tenha uma noção clara da situação.

LANCE!:  O fato de o Luca di Montezemolo (presidente da Ferrari) ter declarado que um piloto com pouca experiência como Sérgio Perez não se encaixa no perfil do que a Ferrari quer depõe a seu favor?
FELIPE MASSA: Isso mostra que a Ferrari está pensando em continuar com meu trabalho.

LANCE!:  Mas se no final das contas você não for o escolhido, já pensou em alguma alternativa?
Lógico, é preciso pensar no que você almeja mas também em outras alternativas que possam aparecer. Mas no momento eu penso neste caminho que eu quero.

LANCE!:  Você vislumbraria correr fora da Fórmula 1?
FELIPE MASSA: Por que não? Mas não acho que isso vá acontecer em um futuro próximo. Eu penso em continuar na Fórmula 1 como um piloto profissional com potencial para vencer corridas. No dia em que esta perspectiva não existir mais, não pretendo continuar na categoria só por continuar. Quero correr para vencer e, se não for na F-1, posso pensar em outra categoria.

LANCE!:  Você tem um amigo seu, o Rubens Barrichello, na Indy. E outro amigo, o Lucas di Grassi, no Mundial de Endurance. Alguma destas duas categorias lhe atrairia mais?
FELIPE MASSA: Não tenho a menor ideia. Não cheguei a pensar ainda. No momento só penso em continuar na Fórmula 1. E a possibilidade disso acontecer é boa.

LANCE!:  Caso você continue, o que precisa acontecer no ano que vem para que ele não seja um replay dos três últimos e para que você possa pensar na luta por um título?
FELIPE MASSA: É preciso começar o ano se entendo bem com o carro. Agora eu me sinto confortável com ele, o que não era o caso no início da temporada. Se eu estiver bem desde o início, é possível ser competitivo desde o início e usar o carro de uma maneira natural e automática, o que te permite usar 100% da sua competitividade.

LANCE!:  Neste período de vacas magras, quase dois anos sem subir ao pódio, você sente ter perdido apoio do torcedor brasileiro? Mudou o contato com eles quando você está no país?
FELIPE MASSA: Não, sinto o mesmo apoio de antes. Tenho um carinho imenso por eles. E eles me passam muita força, o torcedor brasileiro é muito legal neste sentido. Existem cobranças, principalmente por parte da imprensa. Mas faz parte da mentalidade no país, não só no meu caso, mas em outros também existem cobranças no momento errado. Mas mesmo o torcedor que xinga, faz isso porque quer ver acontecendo o resultado positivo.

LANCE!:  Quando você acorda, qual a força que lhe motiva a sair da cama: o trabalho ou a família?
FELIPE MASSA: Tudo. Para ser uma pessoa feliz e fazer um trabalho decente você também precisa ter uma vida pessoal tranquila. Quando você chega em casa e está com as pessoas que você gosta, isso te dá a força necessária para dar 100% de si no trabalho. Sempre penso no Felipinho, na minha mulher e na minha família e também no dia-a-dia do trabalho.

  • Matéria
  • Mais Notícias