Felipão cria regras, proibições e controla redes sociais na Seleção
- Matéria
- Mais Notícias
Fotos de dentro do quarto, imagens do prato do café da manhã, brincadeiras na concentração, momentos de descontração, paisagens.... Os próprios jogadores fazem questão de divulgar tais imagens por meio de suas redes sociais. Mas tudo isso com o controle feito por ordens do chefe.
É uma realidade que o conservador Luiz Felipe Scolari, de 64 anos, não vivia há pouco tempo. Nem imaginava, por exemplo, em 2002, quando levou a Seleção Brasileira ao pentacampeonato.
Hoje, Felipão impõe regras sobre a exposição e o uso de aparelhos celulares na concentração.
O técnico até cogita pedir ajuda de um profissional que oriente os atletas sobre o uso e o impacto das redes sociais. Scolari proibe os aparelhos nos horários de almoço e jantar. Dentro dos quartos, entende que o uso é livre e não há forma de controlar. O pedido aos jogadores é que haja bom senso.
Neymar sempre foi o campeão de postagens. Publica fotos todos os dias. Fora da Seleção, porém, costuma postar muito mais. Chegou a fazer quase que um “tempo real” de sua ida para Barcelona. Quase todos os 23 convocados têm suas contas (ler mais abaixo).
– Cada um é dono de si. É comum que os atletas façam suas comunicações até determinado horário – avisou Felipão, no dia da convocação para a competição.
O treinador não é fã de exposição exagerada e tem suas regras, que já existiam de 2010 a 2012, no Palmeiras, seu último clube. No período, as redes sociais se consolidaram e ganharam força.
– Um dia vão ter três empregos: jogar, tuitar, facebucar... – brincou na época o treinador da Seleção.
No ônibus rumo aos treinos, os atletas registram brincadeiras entre eles e tiram fotos da torcida. Na janela do hotel no Rio, David Luiz postou e encantou-se com a paisagem, de frente para o mar.
– Então, você me segue? – brincou David, abordado sobre a imagem que divulgou aos fãs.
A próxima foto que todos querem postar é a da taça de campeão da Copa das Confederações, no dia 30. Felipão não verá problemas em vê-la publicado em todos os sites.
Os jogadores no Instagram
GOLEIROS
Julio Cesar
Jefferson
Diego Cavalieri - @diegocavalieri12
ZAGUEIROS
Dante - @dantebahia
David Luiz - @davidluiz_4
Thiago Silva - @thiagosilva_33
Réver - @rever_5
LATERAIS
Daniel Alves - @danid2ois
Jean -
Marcelo - @marcelotwelve
Filipe Luis - @filipeluis03
VOLANTES
Fernando - @ofernando17
Paulinho - @paulinhop8
Hernanes -
Luiz Gustavo - @30_LG
MEIAS
Oscar - @oscar_emboaba
Jadson -
ATACANTES
Bernard - @bernard_duarte
Fred - @fredcguedes
Lucas - @lucas_oficial
Neymar - @njunior11
Hulk - @hulkparaiba
Leandro Damião - @leandrodamiaoo
O QUE SÃO?
Instagram: é um aplicativo de celular que compartilha fotos com os seus seguidores. Ferramenta foi inventada em 2010. Em maio, foi noticiado que o Instagram superou a marca de 100 milhões de usuários.
Twitter: é um 'mini-blog', no qual os usuários postam mensagens em até 140 caracteres para seus seguidores. Foi criado em 2006. Muitos atletas também possuem suas contas.
Facebook: é uma ferramenta social de multiplas funções, usada também por jogadores para páginas oficiais de suas carreira. Foi lançado em 2004 e já passou a marca de 1 bilhão de adeptos.
- Matéria
- Mais Notícias