menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Djokovic vence Tsonga e está na final de Wimbledon

Djokovic comemora a vitória sobre Tsonga na semifinal em Wimbledon (Foto: Carl de Souza/EFE)
imagem cameraDjokovic comemora a vitória sobre Tsonga na semifinal em Wimbledon (Foto: Carl de Souza/EFE)
Dia 27/10/2015
22:42

  • Matéria
  • Mais Notícias

O sérvio Novak Djokovic alcançou, na manhã desta sexta-feira, sua primeira decisão do torneio de Wimbledon, mais tradicional evento do tênis, jogado na grama, ao derrotar o francês Jo-Wilfried Tsonga. De quebra o tenista de 24 anos garante a liderança da ATP.

Djokovic, nascido em Belgrado, bateu o número 19 do mundo, algoz de Roger Federer na rodada anterior, por três sets a um com parciais de 7-6 (7-4), 6-2, 6-7 (11-9) e 6-3. Esta foi sua terceira vitória em oito jogos diante do oponente.

Semifinalista em 2007 e 2010, Djokovic atinge pela primeira vez a decisão na grama do All England Club e lutará para vencer seu terceiro Grand Slam (ganhou na Austrália em 2008 e 2011). De quebra ele garante pontos suficientes para passar Rafael Nadal e se tornar o novo líder da ATP em tabela a ser divulgada na próxima segunda-feira.


Djokovic se joga na grama sagrada para comemorar (Foto: Carl de Souza/EFE)

O jogo

Tsonga saiu quebrando na partida indo pra cima e sustentou a dianteira salvando três break-points até servir em 5-4. Ele se viu com um 0-40, salvou todas as chances, mas no 40-40 tentou um ace de segundo saque sem nexo, cometendo dupla falta e cedeu a quebra ao rival. Djokovic se recuperou e foi mais regular no tie-break. Tsonga errou uma direita, e o sérvio abriu 4 a 2, depois 6 a 3 e venceu a parcial com voleio na rede de Jo-Wilfried. Djokovic marcou 7-6 (7-4), em 1h05min.

O francês abaixou a cabeça na segunda parcial. Saiu tendo o saque quebrado e sequer ameaçou o serviço de Djoko. Levou outra quebra no meio e com 1-5 não podia fazer mais nada. Aplicou apenas três winners contra nove do sérvio que fechou por 6-2, em 28 minutos.

Na terceira parcial Djoko conseguiu a quebra e abriu 4-2, mas passou a sentir a pressão pela iminência do número 1. O primeiro saque não entrou e suas bolas não foram efetivas. Tsonga aproveitou e devolveu a quebra igualando em 4-4. Mas o sérvio se aproveitou de erros do francês e sacou para a vitória com 6-5. Todavia novamente ele encurtou o braço e Tsonga levou ao tie-break. O jogo pegou fogo. Tsonga abriu 2 a 0 e 5 a 3, mas não manteve a vantagem. Precisou salvar dois match-points com muita coragem e conseguiu forçar erro do oponente para sacar e concluir com 7-6 (11-9), após 59 minutos.

No set final o sérvio não abaixou a cabeça e se aproveitou de um rival errático para fazer 3-0. Ele foi conduzindo firme, teve um game de 0-30 no 3-1, mas conseguiu se manter firme até fechar por 6-3 e se ajoelhar na grama da quadra central vibrando com o triunfo e a inédita vaga no topo da ATP.

  • Matéria
  • Mais Notícias