O desafio do Grêmio: superar a LDU, grande algoz de times brasileiros

- Matéria
- Mais Notícias
A Liga Deportiva Universitaria de Quito (LDU) causa calafrios por aqui. Antes desconhecida e um verdadeiro saco de pancadas quando tinha adversários do Brasil pela frente, a equipe equatoriana assumiu condição de protagonista no futebol sul-americano a partir de 2008. São quatro títulos continentais, sendo três contra brasileiros. Esse é o adversário do Grêmio a partir de quarta-feira, pela primeira fase da Libertadores. Um time que tem a altitude de Quito (2.800 metros) como uma arma, está renovado, conta com o mais vitorioso técnico de sua história e que foi dissecado pelo LANCE!Net, que transmite o duelo em tempo real a apartir das 22h.
A LDU que tanto assombrou Fluminense – um dos futuros rivais no Grupo 8 da Libertadores caso elimine o Grêmio –, Internacional e Estudiantes (veja abaixo) já não existe mais. Jogadores como Domínguez, Urrutia e Méndez ainda estão lá (os dois últimos são reservas), mas o time foi completamente renovado, já que 16 jogadores chegaram para 2013. O principal deles foi o volante Luis Saritama, de 29 anos, ex-Deportivo Quito. Com liberdade para avançar, ele será, ao lado de Carlos Fareud, o responsável pela criação.
O time que venceu o Alcas por 3 a 1, em amistoso realizado no último sábado, atuou no 3-6-1. Além de Saritama, a LDU conta com os avanços dos perigosos laterais Madrid e Rojas. Carlos Carcés, de 22 anos, é o único atacante da equipe do técnico Edgardo Bauza, que é um capítulo à parte. Ele comandou a LDU nas conquistas da Libertadores de 2008, da Recopa de 2010 e do Campeonato Equatoriano de 2007 e 2010. É um dos trunfos.
VENCER A LDU EM QUITO? DIFÍCIL...
A LDU aposta no Casa Blanca a na altitude de 2.800 metros de Quito para eliminar o Grêmio, que terá de se superar, já que o Sport – na Libertadores de 2009 – foi o único time brasileiro a vencer a LDU em Quito desde 2004, quando a LDU voltou a conquistar bons resultados na competição - havia sido semifinalista em 1976. São dez partidas, com oito vitórias equatorianas, um empate e uma vitória brasileira desde então.
O volante Andrade, ex-Vasco, que hoje defende o Audax-RJ foi o destaque naquela oportunidade com dois gols e uma assistência na vitória por 3 a 2. Veja as dicas do jogador para o Grêmio se dar bem em Quito.
Antes do Sport, apenas o Cruzeiro em 1976 e o Corinthians em 2000 haviam superado a equipe equatoriana no Equador. Será que o Grêmio fará parte dessa lista e se aproximará de uma vaga na fase de grupos da Libertadores?
LDU E SUAS TRÊS TAÇAS CONTRA TIMES BRASILEIROS
A LDU tomou conta do futebol sul-americano entre os anos de 2008 e 2010, período em que disputou quatro finais e conquistou quatro títulos. Um aproveitamento de 100%. A única vez em que amargou o vice-campeonato de um torneio no Continente foi na Copa Sul-Americana de 2011, quando não superou a Universidad de Chile (CHI), do atacante Vargas, apresentado no sábado pelo Grêmio.
O futebol brasileiro é parte importante e decisiva desse histórico de conquistas. Três dos quatro títulos sul-americanos foram alcançados contra times do país.
O Fluminense foi o primeiro algoz e ainda é a maior vítima da equipe equatoriana. O Tricolor havia eliminado São Paulo e Boca Juniors (ARG) e era tido como favorito na decisão da Libertadores de 2008. Mas a LDU, após vencer o rival em Quito por 4 a 2, conquistou o títulos no pênaltis, após uma derrota de 3 a 1 no Maracanã. Foi quando a América passou a conhecer a LDU.
No ano seguinte, mais duas taças: a Recopa Sul-Americana conquistada diante do Internacional e com duas vitórias (4 a 0 no placar agregado) e a Copa Sul-Americana diante do... Fluminense!. O time carioca foi goleado no primeiro jogo, em Quito, por 5 a 1, e ficou com o vice ao superar a LDU por apenas 3 a 0, um placar insuficiente.
A última conquista sul-americana do "Rey de Copas" do Equador foi a Recopa de 2010, quando superou o Estudiantes (ARG).
COM A PALAVRA
Juan Carlos Vanegas
Repórter do Jornal "LA HORA"
Time veloz e mortal na altitude de Quito
Considero que a LDU possa bater o Grêmio. O fato de ter Edgardo Bauza no comando mantém o estilo de jogo campeão da Libertadores de 2008, que é fatal em casa, como mostram muitos resultados em competições internacionais. A equipe faz um jogo muito rápido, que os rivais não acompanham, por terem problemas com a altitude.
A renovação grande do plantel aconteceu porque a equipe quer deixar de cometer os erros dos anos anteriores (o time não é campeão do Equador desde 2010). Por isto, trouxe muitos jovens, que deram novo ânimo. Seu estilo o jogo dá ao time mais técnica e velocidade para ganhar com a altitude, que é uma grande aliada.
BATE-BOLA
Andrade
Volante do Audax-RJ, que enfrentou e venceu a LDUem 2009, pelo Sport
Qual é o segredo para o Grêmio vencer em Quito e repetir o feito do Sport, último time brasileiro a superar a LDU no Casa Blanca?
O Grêmio precisa se segurar atrás, pois eles vão pressionar, ficar bem postado no seu campo de defesa e, sempre que puder, sair em velocidade também. Finalizar de média de longa distância também é essencial. Foi assim que surpreendemos eles em 2009. E o Grêmio tem jogadores que podem usar a velocidade da bola a favor.
O que esperar dessa LDU?
A altitude é, como não poderia deixar de ser, um agravante para os adversários. A equipe da LDU vai para cima, usa a velocidade e busca o ataque desde o primeiro minuto. Eles não mudam de característica.
Você acredita na classificação do Grêmio ou a LDU avança?
Primeiramente, o Grêmio representará o Brasil. Isso já garante vai garantir uma torcida extra. Acredito que o Grêmio tem condições de eliminar a LDU sim. É um time de muita tradição na Libertadores, um dos maiores do Brasil e contratou muito bem. São muitos jogadores experientes, que já passaram pela Seleção e podem decidir.
Aquele jogo contra a LDU em Quito está vivo na sua memória?
Sim. Conseguimos uma vitória muito importante, que foi histórica e ainda pude colaborar com dois gols e um passe para outro
LDU CONTRA TIMES BRASILEIROS
Libertadores 2004
Primeira fase
LDU 3 x 0 São Paulo
São Paulo 1 x 0 LDU
Oitavas de final
LDU 4 x 2 Santos
Santos 2(5) x 0(3) LDU
Libertadores 2005
Primeira fase
LDU 2 x 1 Santos
Santos 2 x 2 LDU
Libertadores 2006
Oitavas de final
LDU 2 x 1 Internacional
Internacional 2 x 0 LDU
Libertadores 2008 - Campeã
Primeira fase
LDU 0 x 0 Fluminense
Fluminense 1 x 0 LDU
Final
LDU 4 x 2 Fluminense
Fluminense 3(1) x 1(3) LDU
Copa Sul-Americana 2009 - Campeã
Final
LDU 5 x 1 Fluminense
Fluminense 3 x 0 LDU
Recopa Sul-Americana 2009 - Campeã
Final
Internacional 0 x 1 LDU
LDU 3 x 0 Internacional
Libertadores 2009
Primeira fase
LDU 2 x 3 Sport - Única derrota
Sport 2 x 0 LDU
LDU 3 x 2 Palmeiras
Palmeiras 2 x 0 LDU
ANTES DE 2004, A LDU ERA SUPERADA COM MUITA FACILIDADE
Libertadores 1976
Semifinais
LDU 1 x 3 Cruzeiro
Cruzeiro 4 x 1 LDU
Libertadores 2000
Primeira fase
Corinthians 6 x 0 LDU
LDU 0 x 2 Corinthians
- Matéria
- Mais Notícias