menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Deputado propõe cotas na Seleção Brasileira

Fred e Thiago Neves (Foto: Gilvan de Souza e Ueslei Marcelino/Reuters)
imagem cameraFred e Thiago Neves (Foto: Gilvan de Souza e Ueslei Marcelino/Reuters)
Dia 28/10/2015
04:37

  • Matéria
  • Mais Notícias

O deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO) apresentou na semana passada um Projeto de Lei que pede que os “estrangeiros” representem apenas 10% da totalidade dos convocados da Seleção Brasileira. A discussão não é nova e já envolveu até o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em entrevista à revista "Veja" pediu ao presidente da CBF considerar a hipótese de convocar mais jogadores do futebol nacional.

Para que a proposta do deputado se torne realidade é necessária que a matéria passe por comissões específicas, audiências públicas para, então, seja votada em plenário. Em entrevista ao LANCENET!, o parlamentar disse que há discriminação contra o jogador que atua em terras brasileiras. Ele citou como exemplo o goleiro Rogério Ceni, do São Paulo.

O deputado admitiu que poderá ceder um pouco no percentual de estrangeiros, e disse que essa taxa poderia ser de até 20%.

– Existem vários jogadores que só são convocados quando saem do Brasil. Sinto que os deputados receberam bem a ideia. O objetivo é levantar a discussão. Alguns falam que deveria tratar de temas como a saúde pública, por exemplo, mas o futebol é uma coqueluche na sociedade – observou Arantes.

Jovair Arantes garantiu não temer represálias por parte de integrantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele não foi signatário de uma CPI da Copa proposta por Anthony Garotinho (PR-RJ).

Enquete mostrou 58% favoráveis

Em julho de 2008, o LANCENET! realizou uma enquete para saber a opinião do torcedor sobre a limitação da convocação de jogadores que atuam fora do Brasil. O resultado mostrou que 58,36% dos internautas eram favoráveis a ideia de mais “brazucas” na Seleção, contra 41,64%.

Naquela época falava-se em 50% de participação e a inspiração era a seleção da Espanha que acabara de ganhar a Eurocopa, com os 11 titulares jogando em clubes locais.

  • Matéria
  • Mais Notícias