Cuca resgata o 'Trio de Ferro' para reencontrar as vitórias
- Matéria
- Mais Notícias
Receita velha para encontrar a vitória. É assim que o Cruzeiro vai para cima do Santos, hoje, às 18h30, na Arena do Jacaré, buscando o primeiro triunfo no Brasileirão. Pela primeira vez na temporada, o time terá o "Trio de Ferro" no meio-campo, formado por Fabrício, Henrique e Marquinhos Paraná. O duelo terá transmissão em tempo real pelo LANCENET!.
A formação com três volantes foi implantada em 2008, ainda por Adílson Batista. O sucesso foi tão grande, que o time do Cruzeiro ganhou um padrão de jogo baseado nos três jogadores de contenção.
Mais do que um sistema de sucesso, Cuca conta com o entrosamento de seus três volantes para se recuperar no campeonato. Fabrício, Henrique e Paraná jogam juntos há mais de quatro anos, o que facilita e muito o trabalho dentro de campo.
- Fico feliz por voltar a atuar com eles. É muito bom, pois esses dois nunca me deixaram na mão. Da mesma forma, eu procuro sempre estar ajudando eles – comentou Fabrício, que vê no complemento de Montillo um fator que já deu resultado.
- Tenho ótimas lembranças do ano passado, quando jogamos juntos no meio, com o Montillo. Fomos considerados o melhor meio-campo do Brasil e temos que ter a consciência de que sozinho ninguém chega a lugar nenhum. Vamos nos unir dentro de campo – acrescentou.
Entrosamento alto
Antes mesmo de chegarem ao Cruzeiro, os três volantes já se conheciam. Eles foram companheiros de clube no Jubilo Iwata (JAP) e o entrosamento vem desde então.
Na Raposa, o meio-campo teve várias formações ao longo dos anos, mas os "Trio de Ferro" manteve um bom aproveitamento. Juntos, Fabrício, Henrique e Paraná começaram 41 partidas no meio. Nelas, conquistaram 19 vitórias e 12 empates, com um aproveitamento de 57%.
Titular depois de sete meses
O retorno de Fabrício à equipe do Cruzeiro tem sido gradativo. Após seis meses afastado dos gramados, o volante foi ganhando aos poucos condições de jogo. Nesta tarde, ele fará a primeira partida como titular desde novembro do ano passado.
Curiosamente, o último jogo de Fabrício desde o início foi ao lado dos fiéis companheiros, Marquinhos Paraná e Henrique. Foi na derrota para o Corinthians, no Brasileirão 2010.
- Não jogamos juntos desde novembro, mas nos conhecemos. Esperamos corresponder bem e ajudar o Cruzeiro a conseguir a primeira vitória - disse o volante.
Lesões atrapalharam o Trio
Peça que faltava na trinca de ferro da Raposa, Fabrício foi muito prejudicado pelas seguidas lesões que teve. Sua presença em campo poderia ter sido bem maior, não fossem os problemas físicos.
Fabrício chegou ao Cruzeiro no começo de 2008, junto com Paraná e Henrique. De lá para cá, os números dos três jogadores mostram realidades diferentes.
Enquanto Marquinhos Paraná tem 194 jogos pelo Cruzeiro e Henrique soma 176, Fabrício tem apenas 125 atuações com a camisa estrelada. Toda essa diferença se deu exatamente pela pior condição física do volante.
Mesmo com as lesões, Fabrício sempre foi titular absoluto no meio-campo. Agora, a expectativa é de que o volante consiga ter uma sequência ao lado dos parceiros.
A evolução dos volantes
2008 – Charles, Fabrício e Ramires, com Paraná na lateral-direita e Henrique no banco
2009 – Paraná, Fabrício e Ramires, com Henrique no banco
2010 – Paraná, Fabrício e Henrique
- Matéria
- Mais Notícias















