menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Criticado e ‘feio’, Santos alcança a maior invencibilidade da era Neymar

Dia 21/10/2015
18:24

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Santos está na final do  Paulistão pela 5 vez consecutiva, na busca pelo tetra inédito, há 16 jogos invictos no ano e tranquilo na Copa do Brasil. Porém, o futebol apresentado pela equipe ainda é capaz de dividir opiniões,  irritar alguns jogadores e, principalmente, o técnico Muricy Ramalho.

Acostumado a ver um tipo de  jogo mais criativo, estilo que consagrou as gerações dos Meninos da Vila, o torcedor santista tem se deparado com o futebol de resultado, fórmula que acompanha e consagrou seu atual treinador.

Em 2013,  o Peixe ostenta a maior série invicta da era Neymar, que começou em 2009. Mas das 13 vitórias no ano, apenas duas foram por mais de um gol de diferença – 3 a 0 contra o Botafogo–SP e 4 a 0 contra o União Barbarense – ambas pelo Paulistão.

Nos últimos dois jogos, outra força do comandante também apareceu. Contra Mogi Mirim e Joinville, os gols que salvaram a equipe foram oriundos da famosa bola parada.

Sem ligar para críticas, jogadores do Santos celebram invencibilidade

A situação torna-se mais paradoxal quando se leva em conta que a equipe tem hoje o jogador mais brilhante e criativo do país. No entanto, o próprio Neymar, amante do futebol arte, tem se irritado com cobranças pela melhora do rendimento e já adota o discurso de que o importante são os resultados obtidos.

– Quem falar que nosso time não jogou nada, mesmo se não gostar da nossa equipe, vai ter que engolir porque a gente está na final – afirmou.

O técnico Muricy Ramalho e outros jogadores também se irritam com tais questionamentos, que vieram mais à tona após os últimos jogos. O capitão Edu Dracena também, mas admite que a equipe precisa melhorar em alguns aspectos.

Para a primeira final do Estadual, já no próximo domingo, contra o Corinthians, Muricy tem novamente problemas para escalar o time e dá fortes indícios de que a equipe não mudará a filosofia. Após a última partida, o técnico elogiou a entrada de Marcos Assunção, exímio cobrador de faltas, uma arma considerada letal pelo comandante santista.

– É preciso saber aproveitar – afirmou Muricy, em Santa Catarina.

Apesar do incômodo com as perguntas, o que menos tem sido levado em conta no CT Rei Pelé são as críticas. Todos só pensam no tetra, seja como for. Mesmo porque “quem ama o feio bonito lhe parece”.

As maiores sequências invictas do Peixe

Recorde caiu
A maior série invicta do Peixe nos últimos anos foi em 2011. Naquele ano, o time que tinha Elano, Ganso, Borges, entre outros, ficou 15 partidas sem ser derrotado. A sequência aconteceu no primeiro semestre, quando o Santos disputava o Paulistão e a Libertadores. O time de Muricy Ramalho não perdeu de 6 de abril a 28 de maio, quando, com o time reserva, foi batido pelo Botafogo, por 1 a 0, no Engenhão, pelo Brasileiro.

A última
Em 2007, antes do início da era Neymar, o clube de Vila Belmiro alcançou a sua última grande sequência sem ser derrotado. De fevereiro a abril, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o time ficou invicto por 18 partidas. O meia Zé Roberto era o principal destaque do Alvinegro. Tal série é a maior desde 1989, quando o Peixe ficou invicto por 19 confrontos.

Dá para acreditar?
Entre 1927 e 1928, ainda na era amadora, o Santos teve a sua maior sequência invicta. Foram 26 jogos sem perder, tendo incríveis 25 vitórias no período. Já na era profissional, o recorde é de 1972, quando o Alvinegro Praiano, com a primeira geração de Meninos da Vila, ficou imbatível por 25 jogos, de abril a julho. Foram 22 triunfos e três empates na série.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias