menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Com ouro no Mundial, Brasil mantém tradição de saltadores

Dia 27/10/2015
21:22

  • Matéria
  • Mais Notícias

A medalha de ouro de Mauro Vinícius da Silva neste sábado no Mundial Indoor de Atletismo, em Istambul (TUR), mantém a tradição do Brasil de conquistas importantes em provas de saltos horizontais (salto em distância e triplo). O título do atleta de 25 anos representa a 14ª medalha do país nestas provas em Olimpíadas e Campeonatos Mundiais.

Esta tradição iniciou-se com Adhemar Ferreira da Silva na década de 50, passou por nomes como Nelson Prudêncio e João do Pulo, e tem hoje como maior expoente Maurren Maggi, atual campeã olímpica no salto em distância.

Mauro Vinícius é treinado por Aristides Junqueira, que também foi o mentor de Jadel Gregório, vice-campeão mundial em 2007 no salto triplo.

Veja abaixo a linha sucessórias das provas de saltos no Brasil e todas as medalhas obtidas em Mundiais e Olimpíadas:

Adhemar Ferreira da Silva: o saltador foi o pioneiro do país em conquistas nas provas de salto, ao ser bicampeão olímpico no salto triplo em Helsinque-1952 e Melbourne-1956.

Nelson Prudêncio: Adhemar Ferreira da Silva foi sucedido por Prudêncio, que, também no salto triplo, levou a prata na Olimpíada da Cidade do México-1968, e foi bronze quatro anos depois em Munique.

João do Pulo: o saltador repetiu seus antecessores e conquistou duas medalhas olímpicas no salto triplo. João do Pulo foi bronze em Montréal-1976 e Moscou-1980.

Jadel Gregório: Jadel foi o quarto atleta na linha sucessória do salto triplo no país. Apesar de nunca ter subido no pódio olímpico, ele construiu sua fama em Campeonatos Mundiais. Ele foi vice-campeão em Osaka-2007, e conquistou outras duas medalhas de prata em Mundiais Indoor em Budapeste-2004 e Moscou-2006.

Maurren Maggi: a atleta, que sempre mostrou sua idolatria por Adhemar Ferreira da Silva, tomou um caminho diferente, e alcançou o sucesso no salto em distância. O auge veio no título olímpico em Pequim-2008, mas ela também acumula duas medalhas em Mundiais Indoor: prata em Valência-2008 e bronze em Birmingham-2003.

Keila Costa: também no salto em distância, ela ganhou a medalha de bronze no Mundial Indoor de Doha-2010.



  • Matéria
  • Mais Notícias