CBA divulga projeto para escapatória na Curva do Café
- Matéria
- Mais Notícias
A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) divulga neste sábado o projeto para reforma da área de escape da Curva do Café, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). O local foi marcado pelos acidentes fatais dos pilotos Rafael Sperafico, em 2007, e Gustavo Sondermann, neste ano.
O aumento da área de escape para no mínimo 12 metros será feito após o GP do Brasil de Fórmula 1, dia 27. Por enquanto, o autódromo segue fechado para as obras de rotina visando à prova – em agosto, parte da arquibancada localizada após o Café foi derrubada para abrir o espaço da nova escapatória.
A área de escape no local é um pedido antigo dos pilotos. Nos acidentes de Sperafico e Sondermann, os carros bateram na barreira colada à pista e voltaram ao centro do traçado, onde foram acertados por outros veículos que vinham atrás. Os pilotos da Stock Car estão satisfeitos.
– Numa simples vista, é bem melhor do que o que está lá. O primeiro recuo nem é tão importante, o pessoal batia no segundo recuo e acabava voltando. Essa é a área de escape que precisamos, e que a angulação do muro seja propícia para o cara escorrer e não voltar para a pista. Se os carros voltaram 12 metros, não adianta ter uma área de dez. Se os carros voltaram dez metros, tem de ter 12 a área de escape, e por aí vai – afirmou o tricampeão Cacá Bueno, que teve acesso ao projeto.
O projeto, que ainda prevê o recuo da entrada dos boxes, foi encomendado pela CBA a uma empresa privada após visita do delegado técnico da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Charlie Whiting.
– Por se tratar de um assunto de segurança, conto com o apoio de toda a comunidade do esporte, como pilotos e imprensa, para cobrar a execução dessas mudanças. Acredito que o prefeito Gilberto Kassab está pessoalmente envolvido e motivado a executar essas obras com a rapidez necessária – disse o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro.
Após o acidente de Sondermann, uma chicane foi reformada como solução paliativa. Pelo novo projeto, Interlagos volta ao desenho original, com a Curva do Café.
- Matéria
- Mais Notícias















