menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Campeonato Turco começa em meio a vendaval de escândalos

Dia 27/10/2015
22:38

  • Matéria
  • Mais Notícias

Em meio às investigações sobre manipulação de resultados, dirigentes presos e mudança (de última hora) na vaga da Liga dos Campeões da Europa o Campeonato Turco tem o pontapé inicia neste sábado.

Com todo escândalo de corrupção que abalou o país, a Federação Turca de Futebol (TFF) teve de postergar o início da competição em quase um mês.

Campeão na temporada passada, o Fenerbahçe começa enfraquecido com a saída de alguns jogadores importantes como o zagueiro Lugano, negociado com o Paris Saint-Germain, e o lateral-esquerdo brasileiro André Santos, vendido ao Arsenal.

O clube de Istambul quase teve o título caçado e acabou perdendo a vaga na Liga dos Campeões para o  Trabzonspor (vice-campeão turco) por pressão da Uefa. Caso não atendesse a ordem da entidade máxima do futebol europeu, a federação sofreria retaliações.

Sob investigação, o Fenerbahçe chegou a pedir para ser rebaixado. A solicitação não foi atendida.

Um dos últimos moicanos da crise, o armador Alex justifica sua permanência na Turquia e defende o futebol do país.

– Fiquei porque o ano passado foi lindo. Tivemos uma reação impressionante e tiramos nove pontos do primeiro colocado na reta final. Já havia renovado o contrato quando começaram as investigações. Sigo com a mesma alegria.

Recurso negado

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) negou, ontem, o pedido do retorno do Fernerbahçe à Liga dos Campeões da Europa.


Brazuca prefere ficar distante do escândalo

O atacante André Moritz, do recém-promovido Mersin Idmanyurdu, prefere ficar distantes das polêmicas que envolvem o futebol turco.

Para o ex-colorado e ex-Fluminense, o problema não atingiu sua equipe.

- Meu trabalho é jogar futebol e não ficar pensando compra de resultados ou qualquer coisa ligada à diretoria. Tenho que me preocupar em estar bem fisicamente, me concentrar nos treinos e começar bem a Liga.

Bate-Bola com Alex

- O Fenerbahçe começa a Liga enfraquecido?

Perdemos jogadores importantes. O Lugano, nos últimos três ou quatro anos era o melhor zagueiro da Liga sem dúvida nenhuma. A ida do Diego para o Mundial fez muito bem para ele. Cresceu muito individualmente e em todos os sentidos. Realmente o Paris Saint Germain conseguiu a contratação de um grande zagueiro e nós tivemos uma perda, nesse sentido. Tivemos também a saída do André Santos. Tivemos a saída do Niang que foi um jogador importantíssimo no título passado. Mas isso é futebol. As coisas acontecem e as negociações surgem. Muitas vezes o próprio jogador quer seguir um caminho diferente ou o próprio clube quer fazer umas mudanças.

- O Fener ainda é o favorito mesmo assim?

Os favoritos são sempre os mesmos. A nossa equipe, o Galatasaray, o Besiktas e o Trabsonspor. Eles perderam vários jogadores. Estão montando um novo time e entram como um dos favoritos. A própria equipe do Bursaspor, que há dois anos foi campeã do país, manteve 80% do seu grupo. Então também tem um bom time. Existem outros times que sempre dão trabalho ao longo do ano e que fazem boas campanhas. Mas favoritismo dentro da Turquia são sempre os 3 de Istambul, normalmente o Trabzonspor e nos últimos três anos com o Bursaspor entrando.

- Por que resolveu ficar na Turquia?

Foi lindo o ano passado. Nós tivemos uma reação espetacular. Buscamos nove pontos de uma equipe forte como era a equipe do Trabzonspor, vencendo clássicos fora de casa como nós vencemos e jogando bem como nós jogamos. Eu tinha acabado de renovar o meu contrato quando levantaram essas suspeitas do futebol Turco. É um clube que estou muito bem identificado e repito: O último ano foi espetacular. Foi uma das situações mais lindas que eu já vivi dentro do futebol. Existiram algumas situações que eu até poderia, mesmo com um contrato renovado há pouco tempo, ter saído. Mas não aconteceu nada de diferente. Eu sigo por aqui, com a mesma alegria do primeiro dia em que cheguei.

- Perder uma vaga na Liga dos Campeões é uma motivação a mais?

Temos que deixar claro que é uma investigação em cima do futebol turco e não em cima do Fenerbahçe ou em cima do título conquistado por nós. É uma investigação que envolve 10 ou 12 equipes, se não me engano. Então, vamos entrar para disputar o título e voltar para a Liga.

  • Matéria
  • Mais Notícias