menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Botafogo tenta recuperar apoio da torcida no Engenhão

Abel Braga, pelo Fluminense (Foto: Arquivo)
imagem cameraAbel Braga, pelo Fluminense (Foto: Arquivo)
Dia 28/10/2015
04:38

  • Matéria
  • Mais Notícias

Bonde sem freio? Agora é o Glorioso tranquilão!

Entra ano, sai ano, e o Botafogo não consegue se livrar do carma dos públicos pequenos no Engenhão. Na atual temporada, o reflexo do exílio da torcida fica evidenciado com uma média de apenas 3.270 pagantes, considerando jogos contra os times pequenos. É a pior entre os grandes do Rio, no Estadual, neste tipo de confronto.

Desde 2007, quando o moderno estádio foi inaugurado e o Botafogo passou a administrá-lo, é forte o declínio da presença de público nos jogos na nova casa. De 20.842 pagantes no primeiro ano a 12.388 em 2010, o clube passou a conviver com a presença pequena de torcedores.

Fracas exibições da equipe, localização do estádio e falta de dinheiro estão entre os principais motivos apresentados pelos alvinegros. Diante do quadro alarmante, o departamento de marketing reconhece o problema. Mas não há nada em pauta para o caso, mesmo com uma resolução da Federação do Rio permitindo redução do valor dos ingressos.

– A partir do momento em que a Ferj libera a diminuição de preço é natural que este assunto entre na agenda. Mas não há nada preparado e não é uma prática que o Botafogo tem adotado – disse o diretor de marketing Marcelo Guimarães.

Depois de alcançar uma boa média de público no último Brasileiro, com 18.728 pagantes, os dirigentes festejavam o que poderia ser o marco de uma nova era. Mas o Engenhão passou a ter mais público dos rivais Flamengo, com média de 22.905; e Fluminense, com 6.839 (nos jogos contra pequenos). O Vasco utilizou o estádio contra o Boavista e levou 7.781 pessoas em rodada dupla com Flu x Macaé. Em casa, o Cruz-Maltino tem regularmente 4.195 torcedores.

– O torcedor precisa incentivar. Precisamos deles ao nosso lado, vendo as dificuldades. A torcida tem de saber manipular isso. Acredito que ela estará conosco novamente – disse Joel Santana.

O curioso é que, se o time não empolga, os números mostram o contrário. Na Taça Rio, o Alvinegro lidera o Grupo B, com nove pontos, além de ter o melhor ataque de todo o Estadual, com 29 gols.

Joel Santana acredita que a torcida estará de volta nos próximos jogos. Boa campanha ajuda a equipe

  • Matéria
  • Mais Notícias