Botafogo cumpre requisitos no manual numérico do título
- Matéria
- Mais Notícias
Hoje, a melhor amiga de todo alvinegro é a calculadora. De acordo com o matemático Tristão Garcia, o Botafogo é o time com mais chances de ser campeão brasileiro, com 29%, número maior até do que tem o líder Corinthians, com 27%. Diante disso, o clube traça um manual com base nas estatísticas para se planejar nas dez rodadas que faltam e não perder o foco na trilha até o título nacional.
Fique por dentro antes de todos! Notícias do Glorioso no celular.
A regra da matemática boleira de Tristão divide os resultados em seis tipos. O melhor placar é a vitória fora, o pior é a derrota em casa. Dentro destes quesitos, o Alvinegro tem feito a sua parte. O time só perdeu um jogo de 16 feitos no Rio de Janeiro e triunfou sobre Corinthians e São Paulo, dois candidatos à taça, longe de casa. Com isso em mente, o grupo sabe o que deseja.
– Nossa conta olhando a tabela é boa, pois temos um jogo a menos do que nossos concorrentes diretos – comentou o técnico Caio Junior.
Na quarta-feira, o Glorioso pega o Santos, na Vila Belmiro, em confronto atrasado da vigésima primeira rodada. Para que a cabeça dos jogadores não foque só neste duelo, ontem houve um diálogo entre o treinador e o grupo para lembrar que a conquista só virá após caminhar bem passo a passo.
– Esse jogo contra o Santos depende da vitória sobre o Atlético-PR. Penso jogo a jogo – disse o técnico.
Melhor campanha no BR de pontos corridos
Em toda a era do Brasileiro por pontos corridos, que iniciou em 2003, o torcedor do Botafogo nunca esteve tão ligado nas contas pelo título. Afinal, até 2010, a melhor colocação que o clube conseguiu restanto nove rodadas para o fim da competição, foi o sexto lugar (no ano passado).
Para deixar a situação atual ainda mais especial, vale destacar que em dois anos a briga alvinegra era para não cair. Em 2004 o time ocupava a ncolocação. Em 2009, a décima sexta.
Além disso, o Alvinegro mostra notável regularidade. Um exemplo: está entre os classificados para a Libertadores (G5) desde a décima sexta rodada. Hoje, ocupa terceira colocação, igualando a sua melhor posição neste Brasileiro (alcançou o posto na vigésima rodada).
A participação efetiva na luta pela taça é algo visto pelo volante Marcelo Mattos como um prêmio ao esforço do Alvinegro:
– Temos um time com postura definida dentro e fora de casa. Podemos não jogar bonito sempre, mas buscamos sempre vencer.
Muitas variáveis para definir favoritos
Ao fim de cada rodada no Brasileiro, o matemático Tristão Garcia entra em campo. Com um poderoso programa de computador, ele agita as torcidas com os seus cálculos que indicam a probabilidade de cada clube na competição.
– É um programa que eu desenvolvi ao longo dos anos. São interações, cálculos, milhões de combinações... É um cálculo com base nos resultados. Depois que entro com os dados, o programa leva uns 15 minutos até chegar a porcentagem final – revelou o matemático.
A operação do programa parece simples. Os resultados de todos os times são inseridos, levando-se em consideração os fatores: vitórias, empates e derrotas, sendo em casa e fora. Automaticamente, o computador gera um relatório com a porcentagem final das equipes.
O peso na chance do time aumenta de acordo como a forma dos pontos são conquistados. Caso a vitória seja alcançada fora de casa e diante do líder, a probabilidade é elevada consideravelmente, como foi o caso do Botafogo.
- Matéria
- Mais Notícias