menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Bicampeão, futebol carioca tem de mudar para seguir no topo

Sócios escolherão do novo símbolo da próxima camisa 3
imagem cameraSócios escolherão do novo símbolo da próxima camisa 3
Dia 28/10/2015
05:03

  • Matéria
  • Mais Notícias

Muricy Ramalho, técnico do Fluminense, mostrou entender de gestão esportiva nas primeiras palavras ditas após a conquista do caneco brasileiro, no domingo. Ao afirmar que "de nada adiantaria o título se não houvesse melhoria na estrutura do clube", o treinador expôs a situação do futebol carioca, bicampeão nacional: o bom momento pode se estender, desde que investimentos sejam feitos em busca de mais profissionalismo.

A opinião é compartilhada por especialistas em gestão esportiva. Os títulos de Flamengo e Fluminense podem servir de impulso para que se perpetue o domínio do futebol do Rio de Janeiro no país. Entretanto, todos os quatro principais clubes cariocas ainda necessitam de mudanças.

CONFIRA TAMBÉM:
BOTAFOGO: Bem gerido, Glorioso mira redução de dívida
FLAMENGO: Problemas políticos atrapalham temporada
FLUMINENSE: CT é prioridade para nova gestão
VASCO: Clube tem dura batalha contra as próprias contas
PAULISTAS: Clubes levam a melhor sobre cariocas em estrutura

– Esse título vem para abrir os nossos olhos, mostrar que podemos mais. Temos de melhorar muito – defendeu Muricy Ramalho.

Alguns problemas são compartilhados pelos quatro gigantes. Todos, por exemplo, precisam melhorar suas condições para treinos e recuperação de atletas – tanto que planejam obras para reforma ou construção de CTs.

As administrações também têm de melhorar. Segundo estudo da consultoria Crowe Horwath RCS, o quarteto fechou as duas últimas temporadas com prejuízo. O do Fluminense, atual campeão brasileiro, foi de R$ 73,4 milhões.

O caso do Flamengo aponta a importância de boas estruturas e gestões. Sem um CT de alto nível e diante de profunda crise interna, o clube não deu sequência ao título de 2009. Passou a temporada em branco e por pouco escapou do rebaixamento no Brasileirão.

– Acabou sendo um caso pontual. É preciso que haja uma gestão correta para ser sempre competitivo – apontou José Carlos Brunoro, sócio da Brunoro Sport Business.

OPINIÃO DOS ESPECIALISTAS: Os títulos de Fla e Flu são pontuais ou podem significar a retomada do futebol carioca?

José Carlos Brunoro, sócio da Brunoro Sport Business
"Acredito que o título do Flamengo foi pontual. Tanto que, neste ano, o clube brigou para não cair. Mas, em geral, faltam investimentos para que haja uma continuidade dos resultados. Os títulos não podem esconder problemas"

Sylvio Maia, professor e consultor da Trevisan Escola de Negócios
"Temos de isolar cada caso. Não se pode tratar todos no mesmo patamar. Há um momento positivo no futebol carioca. O Flu tem a chance de liderar novos investimentos. O Flamengo perdeu essa chance por problemas internos"

Amir Somoggi, gerente de Esporte Total da Crowe Horwath RCS
"Não acho que seja coincidência. Ter dois campeões do mesmo estado em sequência demonstra a força do futebol local. Há um fortalecimento. Os quatro clubes estão se movimentando em termos de marketing"

Zico, ex-diretor executivo do Flamengo
"Tomara que seja. Ao menos, é isso o que desejo. Torço para que isso aconteça, que o futebol carioca esteja sempre conquistando títulos importantes. É o que sempre aconteceu e o que merece"

Robert Alvarez, professor do núcleo de estudos em negócios do esporte da ESPM
"Tudo indica que é algo mais pontual. O Flamengo não deu continuidade, sofreu com questões de administração. O caso do Flu é diferente, mas há coisas para se resolver. Se não houver melhor estrutura, pode cair no pontual também"

  • Matéria
  • Mais Notícias