Árbitro chinês afirma que manipulou amistoso do Manchester United

- Matéria
- Mais Notícias
Huang Junjie, que foi considerado um dos melhores árbitros chineses em 2009, disse em um tribunal de seu país que aceitou 1,5 milhão de iuans (R$ 440 mil) para manipular pelo menos seis jogos do Campeonato Chinês e dois amistosos internacionais entre 2005 e 2009. Um dos amistosos envolveu o Manchester United contra o Shanghai Shenhua.
O clube inglês goleou por 6 a 0 e o resultado favoreceu uma máfia de apostadores asiáticos. Não está claro se os jogadores sabiam que o placar estava sendo armado por Huang Junjie.
Uma grande investigação contra manipulação de resultados foi iniciada, esta semana, na China. Um dos dirigentes da liga do país, Zhang Jianqiang, é acusado de receber propinas no valor de 2,5 milhões de iuans (R$ 730 mil).
Segundo a mídia estatal chinesa, dirigentes da federação de futebol do país confessaram que a manipulação de resultados é algo rotineiro tanto no campeonato nacional quanto em jogos da seleção. Foi revelada também a prática de jogadores pagarem para serem convocados. O mesmo era feito por alguns clubes para favorecer os seus atletas.
O resultado de tamanha corrupção na Federação Chinesa de Futebol é que os patrocinadores fugiram do campeonato local e até mesmo o canal de TV do estado, a CCTV, se recusa a transmitir os jogos.
- Matéria
- Mais Notícias