menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Após punição, Nike mantém patrocínio a Lance Armstrong

As imagens de Vasco 1 x 2 Fluminense (Foto: Alexandre Loureiro)
imagem cameraAs imagens de Vasco 1 x 2 Fluminense (Foto: Alexandre Loureiro)
Dia 27/10/2015
22:40

  • Matéria
  • Mais Notícias

O banimento do esporte e a perda dos títulos desde 1998, incluindo os sete troféus da Volta da França, não abalaram a relação do ex-ciclista Lance Armstrong com a Nike, empresa de material esportivo que patrocina o americano desde 1996. Na sexta-feira, a Agência Antidoping dos EUA (Usada) anunciou a punição após Armstrong desistir de se defender na Justiça das acusações de doping.

– Estamos tristes que Lance não poderá mais participar de determinadas competições e que seus títulos foram anulados. Ele declarou inocência e foi firme em sua posição. A Nike pretende continuar o apoio a ele e à Fundação Lance Armstrong, entidade que atende às pessoas com câncer – disse a porta-voz da Nike, Maria Remuzzi.

Aos 40 anos, Armstrong, acusado pela Usada de usar EPO (eritropoietina), esteroides, transfusões de sangue e agentes mascarantes, teve diagnosticado um câncer no testículo em 1996. A doença se espalhou para o pulmão, abdome e cérebro e ele conseguiu sobreviver.

Em 1997, ele criou a Fundação Lance Armstrong, e depois lançou o projeto “Livestrong”, em que vendeu milhões de pulseiras amarelas de plástico para divulgar a campanha de luta contra o câncer.

Diretor executivo do “Livestrong”, Doug Ulman informou que as doações para o projeto dispararam desde a noite de quarta-feira.

Empresa que investe no projeto, a American Century Investments também apoiou o ex-ciclista. O porta-voz Chris Doyle disse que a Usada pode punir e tirar os títulos de Armstrong, mas ninguém poderá tirar o que ele fez pelas 28 milhões de pessoas com câncer no mundo.

O Sporting Kansas City, time de futebol dos EUA, informou que manterá o nome Livestrong Sporting Park em seu estádio.

Armstrong disputa prova nos EUA

Um dia depois de receber a punição da Usada, Lance Armstrong fez sua primeira aparição pública. Neste sábado, ele disputou a Power of Four, um desafio de mountain bike de 36 milhas (cerca de 58 quilômetros) em Snowmass Village, na cidade de Aspen, no estado do Colorado. O americano acabou chegando em segundo lugar, em torno de cinco minutos atrás de Keegan Swirbul, de 16 anos.

Vestido com uma roupa preta e dourada, e usando um emblema do “Livestrong”, Armstrong recebeu, antes da largada, um beijo de boa sorte da namorada, Anna Hansen, com quem tem dois filhos.

Questionado sobre a punição da Usada, o americano evitou falar do assunto, limitando-se a dizer que “ninguém precisa chorar por mim. Vou ficar bem”. Logo depois de cruzar a linha de chegada, e conversar por pouco tempo com a imprensa presente, Armstrong ainda conseguiu brincar, dizendo que ia interromper a entrevista para ir comer um cheeseburger.

Neste domingo, está prevista a participação do ex-ciclista em uma maratona.

  • Matéria
  • Mais Notícias