Após jogo da Seleção, acende o sinal ‘Amarelinho’ no Santos
- Matéria
- Mais Notícias
O patriotismo dos torcedores brasileiros pela Seleção já não é o mesmo há algum tempo. Principalmente porque os compromissos do time da CBF desfalcam os clubes. E os santistas, fanáticos pela equipe com mais convocados no passado recente, ainda têm a lamentar o rendimento do Peixe nas partidas pós-Seleção.
Desde agosto de 2010, quando Neymar e Ganso foram convocados pela primeira vez por Mano Menezes, o Peixe sentiu na pele a queda no desempenho nas partidas que sucederam os jogos do Brasil.
Na primeira partida do Santos após os jogos da Seleção, principal ou sub-20, com Neymar, Ganso ou Danilo em campo, o Alvinegro teve 38% de aproveitamento dos pontos disputados. Foram sete partidas nesta situação, com duas vitórias, dois empates e três derrotas (veja as partidas abaixo).
Como se não bastasse o rendimento em campo, ainda há o desgaste físico, tanto pelo número de jogos, como pela verdadeira maratona de viagens.
Para esta partida, por exemplo, Neymar e Danilo vão direto de Londres, capital da Inglaterra onde aconteceu o amistoso entre Brasil e Gana, para São Paulo e fazem uma conexão rumo a Florianópolis, em Santa Catarina, local do jogo desta quarta, contra o Avaí, na Ressacada.
Exemplo de que os jogadores acabam sendo sacrificados pela sequência de jogos é a nova lesão de Ganso, que sentiu dores no músculo posterior da coxa esquerda com a Seleção. Até por isso, o camisa 10 não enfrentará o Avaí.
Apesar deste desempenho oscilante do Peixe, dois jogos neste quadro servem de boas lembranças para Neymar. Exemplos disso são os jogos contra Goiás – a Joia fez três gols – e Flamengo – apesar da derrota, o camisa 11 brilhou com dois gols e uma assistência.
De qualquer forma, o Santos deve ficar em alerta. O sinal “Amarelinho” está ligado na Vila.
Com a palavra Ricardo Rosa, preparador físico do Santos, em entrevista ao LANCENET!
“O que desgasta é o excesso de partidas”
Não acredito que, após os jogos da Seleção, a viagem dos jogadores convocados pode ter influência direta na performance do time. Penso que o fato de jogar duas vezes por semana é o que mais prejudica.
Depois da partida contra o Flamengo, por exemplo, nossa equipe entrou em campo 11 vezes. Uma viagem como essas (de Londres a Santa Catarina) desgasta, mas não dá para dizer que o atleta foi pior isso. O que desgasta mais é o excesso de jogos.
Jogos do Peixe pós-Seleção
2010
Após a primeira convocação de Neymar e Ganso, contra os EUA, o Peixe só contou com o meia e perdeu por 4 a 2 para o Vitória. Depois, após a derrota para a Argentina, venceu o Goiás por 4 a 1, com três gols de Neymar.
2011
Campeões Sul-Americanos, Danilo e Neymar retornaram após o 6 a 0 contra o Uruguai pelo sub-20, mas não tiraram o zero do placar contra o Deportivo Táchira (VEN). Na sequência, Neymar jogou contra Holanda e Romênia, e depois esteve em campo no 0 a 0 contra o Peñarol (URU). Após o fracasso na Copa América, ele e Ganso participaram do histórico 5 a 4 para o Flamengo, assim como da derrota por 2 a 0 para o Atlético-GO. Por fim, Danilo retornou do Mundial sub-20 e ajudou o Alvinegro a vencer o Fluminense por 2 a 1.
- Matéria
- Mais Notícias