Após gol histórico, Edu Dracena quer tirar Corinthians da garganta

- Matéria
- Mais Notícias
O torcedor do Santos ficou com o grito engasgado até os 31 minutos do segundo tempo da semifinal contra o Mogi Mirim. A equipe perdia por 1 a 0 e estava fora do que seria a quinta final consecutiva de Paulistão. Eis que surge Edu Dracena, faz o gol salvador e abre caminho para Rafael, Neymar e Cia. brilharem e manterem vivo o sonho de um tetra inédito.
Conquista que, se alcançada, também vai tirar uma espinha da garganta dos santistas. Na memória do grupo, ainda habita a eliminação na semifinal da Libertadores do ano passado, justamente para o Corinthians, rival na final do Estadual.
– Aquela eliminação está engasgado ainda. Nos tirou a possibilidade de ganhar de novo a Libertadores, se a gente passasse era um passo importante para o título. Ficou marcado. Agora é outro jogo, outro ano – contou o capitão Edu Dracena, em entrevista exclusiva ao LANCE!.
Edu fala com a seriedade de quem vive o Santos intensamente desde 2009. Prova disso foi sua comemoração no gol contra o Mogi. Foi ao alambrado, abraçou torcedores, se emocionou. Foi um gol histórico..
Com 15 anotados desde que chegou, Edu Igualou Joãozinho, Márcio Rossini e Andre Luis e chegou à vice-liderança na lista dos maiores zagueiros-artilheiros da história do clube. Agora, só Alex, atualmente no PSG, está à sua frente, com 20 gols. Dá para superar, capitão?
– Nunca imaginei isso, vai estar na história do Santos. O Alex é meu parceiro, para mim é um orgulho muito grande. É uma responsabilidade também, grandes jogadores tiveram a possibilidade, passaram pelo clube. É trabalhar cada vez mais, para buscar esse feito inédito.
Curiosamente, o gol salvador contra o Mogi foi o primeiro de Edu Dracena nesta temporada. Ele iniciou a histórias balançando redes em 2010, nas quartas de final da Copa do Brasil, ao marcar contra o Atlético-MG. De lá para cá, se especializou em marcar em jogos decisivos, como na final da Copa do Brasil 2010.
Agora, o Peixe tem mais uma final pela frente e com gosto especial. Se o histórico entrar em cena, o caminho ficará mais fácil para o Corinthians sair da garganta santista.
Os zagueiros-artilheiros do Peixe
Alex
Atualmente no PSG (FRA), jogador marcou 20 gols de 2002 a 2004, período em que foi bicampeão brasileiro pelo Alvinegro da Baixada.
Andre Luis
Zagueiro teve duas passagens pelo clube, entre 2000 e 2004 e marcou 15 gols. Também foi bicampeão brasileiro, em 2002 e 2004.
Márcio Rossini
Teve duas passagens pelo Peixe, de 1981 a 1985 e em 1990. Também marcou 15 gols e venceu o Campeonato Paulista de 84 pelo clube.
Joãozinho
O primeiro zagueiro-artilheiro do clube, primeiro a marcar 15 gols. Atuou de 1977 a 1983. Ele chegou a dirigir o Santos na época de 90.
ZAGUEIRO ATRIBUI PARTE DO SUCESSO AO RACHÃO
Para a maioria dos jogadores, é só brincadeira, descontração. Para Edu Dracena, no entanto, os rachões que antecedem os jogos valem muito e são a fonte de inspiração para os gols durante as partidas.
– No rachão, estou sempre no ataque e nas peladas no interior nem pensar em jogar na defesa, é do meio para a frente. Vou me aprimorando ali nos treinamentos (risos). E tem de acreditar até o fim que a bola vai sobrar ali, que vai ter rebote, nunca desisto. E foi assim contra o Mogi – explicou Edu.
O capitão lidera um dos times do rachão no CT Rei Pelé e, oo outro lado, fica a “panela” formada por Neymar, que conta com a maioria dos titulares, como Montillo, Arouca e Cícero. O zagueiro conta que os companheiros estão em vantagem, mas tem sido amenizada nos últimos dias. No duelo mais recente, antes do jogo contra o Mogi, vitória da equipe do capitão, que joga de coletes.
– Eles estão uma ou duas vitórias na nossa frente. Nosso time é inferior na técnica, mas tem mais vontade. E aí como é panela a gente sempre commemora muito (risos).
A provocação é tamanha que virou hábito os vencedores posarem em cena de pôster de campeão após os duelos.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias