menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Andrey, a grande promessa para o gol do Botafogo

Ingressos para o jogo Corinthians x Emelec
imagem cameraIngressos para o jogo Corinthians x Emelec
Dia 28/10/2015
04:35

  • Matéria
  • Mais Notícias

Entre tantos jogadores do elenco profissional do Botafogo, um jovem goleiro passa quase que despercebido todas as manhãs pelos profissionais da imprensa que cobrem o dia a dia do clube. Junto com os demais arqueiros do time, ele quase sempre é um dos primeiros a entrar em campo. E quase sempre um dos últimos a deixar o gramado. Com 18 anos de idade, 1,90m de altura e com muitos sonhos, Andrey trabalha arduamente para vencer as adversidades tão recorrentes aos jovens atletas de futebol.

Após mais um dia de treinos no Engenhão, a jovem promessa do gol, fruto do trabalho das categorias de base do Alvinegro, recebeu a equipe do LANCENET! acompanhado do seu ídolo e companheiro de posição, Jefferson.

Ele comenta que mais tarde vai 'pegar uma onda' na praia. E quando surge o comentário de que, naquele momento, ele é a estrela, a resposta do jovem é simples, humilde e imediata: "Estrela, não. Quero ser apenas o Andrey". E a entrevista começa.

 Andrey quer brilhar com a 1 do Fogão

Nascido Andrey da Silva Ventura em Duque de Caxias, o goleiro começou sua carreira no futsal do Esporte Clube Iguaçu, de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Depois seguiu para o Fluminense onde ficou por cinco anos até chegar ao Botafogo.

- Considerei que seria melhor para mim vestir uma camisa com a grandeza, com a história bonita que tem este clube e pretendo ficar muito tempo - conta demonstrando amor pelo Alvinegro.

Olhando a história contada em poucas linhas, alguém pode até imaginar que tudo se deu como em passe de mágica, mas para chegar até os profissionais do glorioso, Andrey percorreu uma longa estrada em que nada foram flores. O jogador perdeu o pai ainda cedo. Com a mãe desempregada e dois irmãos menores, ele pensou por vezes em desistir da profissão.

- Antes de vir para cá fiquei três meses parado, trabalhando de servente de pedreiro. Era complicado. Acordava às cinco da manhã e chegava às oito ou nove da noite em casa - lembra.

Nestes momentos de inseguranças, dificuldades e incertezas, o preparador de goleiros da base do Botafogo, Christiano Carvalho foi fundamental para que Andrey não abandonasse de forma prematura a sua carreira.

- Eu o conhecia do Fluminense, e a vida nos ligou novamente. Eu sempre ligava e ele me dizia: "os caras estão vendo". Por isso sou muito grato a ele - afirma.

A gratidão de Andrey se estende a outras pessoas importantes na sua vida. Entre eles estão o amigo Samuel, ex-companheiro de clube, a quem considera um irmão e os pais do amigo, Gustavo e Daniela. Apesar da pouca idade, o atleta já passou por uma cirurgia no ligamento cruzado do joelho esquerdo. - Em mais este momento complicado, eles foram minha segunda família - afirma.

Experiência adquirida e retribuída

Apesar de já estar integrado ao elenco de profissionais, Andrey ainda joga pelos juniores do Botafogo. Segundo ele, essa experiência tem sido fundamental para o seu crescimento. Mesmo muito jovem, ele revela que tenta repassar o que aprende com os mais experientes para os jovens da base.

Nas suas palavras é possível notar um grande respeito por todos os goleiros alvinegros, mas Jefferson para ele é especial.

- Na minha opinião, o Jefferson é o maior goleiro do Brasil hoje. Me espelho muito nele, tanto na sua postura como pessoa quanto profissional. Acompanhava-o na primeira passagem dele no Botafogo e já o admirava -disse.

Título nos Juniores

Em 2011 o Botafogo conquistou o título carioca de Juniores. Algo que não acontecia há 11 anos. Para Andrey, o título coroou o grande trabalho que vem sendo feito na formação de novos talentos no clube.

- A importância não foi só para o nosso grupo, mas sim para o Botafogo. Desde que o Maurício assumiu a base vem numa crescente muito boa. Essa vinda de jogadores dos juniores é fruto da conquista do Estadual passado - fala com maturidade.

A partida decisiva foi contra o rival Flamengo e Andrey foi um dos destaques tendo defendido um pênalti cobrado pelo rubro-negro Luiz Antônio. "Hoje vendo o vídeo eu me emociono", conta.

Desafios

Com Jefferson de titular absoluto, e Renan, Milton Raphael e Luis Guilherme em seu elenco, o Botafogo está bem servido na posição. Andrey tem consciência das dificuldades que irá enfrentar para um dia chegar a dono da camisa 1 alvinegra. Entretanto, o desafio parece não amedrontá-lo.

- Sei das dificuldades, respeito e admiro todos aqui, mas tenho de 'matar dois leões por dia' para alcançar meu espaço. Nada na nossa vida é fácil, tenho que acordar todos os dias com disposição e vontade de treinar, vendo os obstáculos que tenho pela frente, mas trabalhar para ultrapassá-los - afirma. - Sonho chegar à Seleção Brasileira e disputar uma Copa do Mundo - conta com empolgação.

Mesmo não sendo relacionado para as partidas dos profissionais, o goleiro mostra vontade de aprender sempre mais. Quando pode, ele vai ao Engenhão assistir as partidas, vai ao vestiário e gosta de assistir à preleção e à corrente dos jogadores antes de entrarem em campo.

Carinho de Loco

Nos treinamentos do dia a dia, Andrey, assim como a maioria dos jovens que integram o elenco, recebe a atenção especial de Loco Abreu.

- Ele está sempre conversando, “puxando nossa orelha”. Ele fala: - Um dia você ainda vai me agradecer por isso. Eu já passei por isso que vocês estão passando. Já vi vários passarem e nada. Eu puxo a orelha porque eu quero o bem e vocês ainda vão me agradecer por isso - conta.

Cobranças de falta

Além das grandes defesas, Andrey mostra outras aptidões. Na Copa São Paulo deste ano, ele cobrou uma falta na partida contra o São José, a bola bateu na trave. Ele revela que o incentivo para bater as faltas veio do técnico Eduardo Húngaro. Apesar de não ter marcado o sonhado gol de falta, ele continua treinando e diz que uma hora vai acontecer.

  • Matéria
  • Mais Notícias