menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Alemanha também pagou propina para receber a Copa, afirma mídia europeia

Dia 01/03/2016
00:01

  • Matéria
  • Mais Notícias

Dois dos principais veículos de mídia impressa da Alemanha (o jornal Die Zeit e a revista Der Spiegel) revelaram que o país pagou propina para conquistar o direito de receber a Copa do Mundo em 2006.

Segundo a imprensa germânica, o ex-primeiro ministro alemão Gerhard Schroder, junto à federação local, conseguiu mudar o voto da Árabia Saudita, que apoiava a candidatura de Marrocos, na eleição realizada pela Fifa em 2000, oferecendo 1.200 morteiros (lançadores de granada) para o exército do país do Oriente Médio.

E tal mudança se mostrou fundamental, pois a Alemanha eliminou Marrocos e Inglaterra nas rodadas iniciais e superou a África do Sul, por apenas um voto, 12 a 11.

Os diários afirmam que Gerhard Schroder autorizou o envio dos suplementos militares para a Árabia Saudita uma semana antes da votação, realizada no dia 6 de julho de 2000.

As reportagens ainda indicam que outros países com membros no comitê executivo da Fifa também receberam propinas de empresas alemãs: a montadora Daimler ajudou com centenas de milhões de dólares a Hyundai (o filho do dono da fabricante sul-coreana era um dos votantes); e Volkswagen e Bayer AG prometeram investir pesadamente na Coreia do Sul e na Tailândia.

  • Matéria
  • Mais Notícias