Adeus ao Olímpico: Emoção tomará conta dos gremistas neste domingo
- Matéria
- Mais Notícias
Quando Héber Roberto Lopes apitar o final do Gre-Nal deste domingo, próximo das 19h, mais de 50 mil pessoas devem ir às lágrimas, uns de tristeza, outros de felicidade. A história de conquistas e títulos do Estádio Olímpico Monumental estará acabada. O clássico do gaúcho será a última partida da casa do Grêmio, que inaugura a Arena no próximo dia 8.
Palco de títulos como a Libertadores de 1983 e tantos outros, o Olímpico transformou-se em uma espécie de santuário para os gremistas. Nos último meses, após o anúncio do fim, recebe mais de mil pessoas por dia no Tour Tricolor. Crianças aparecem para conhecer. Muitas exclamam em voz alta: "Que emoção" ou "Que coisa mais linda". Outros, mais veteranos, sentam nas arquibancadas das sociais e apenas olham o horizonte. Choram o fim em silêncio, como em uma prece particular.
– Acho que isso aqui é tão acolhedor. É uma pena que esteja acabando. Criei meus netos aqui, eles estão vivendo a minha vida – recorda Helena Righi, 87 anos, que torceu na Baixada (o primeiro estádio do Grêmio), no Olímpico e vai passar a ir na Arena.
ESPECIAL DO OLÍMPICO:
> Fim do Olímpico estimula receitas e faturamente recorde da loja
> Grêmio teme invasão e planeja pronunciamento dos presidentes
> Festa a pé e goleiro desertor: A tragédia que virou títulos
> Grêmio crava território e supera violência para inaugurar Olímpico
> Lembre os 10 maiores jogos do Olímpico Monumental
– É uma tristeza, uma melancolia. Mas o Grêmio constroi seu futuro agora – opina Milton Kuelle, que jogou nos dois estádios gremistas e pode dar o pontapé inicial do amistoso com o Hamburgo, na Arena.
Os torcedores, aos poucos, deixam a ficha cair de que o estádio não vai estar mais de pé ao final de 2013. A demolição, pela empresa OAS, parceira na construção da Arena, está planejada para o meio do próximo ano. As chaves serão trocadas ao final de março.
Até lá, o Tricolor Gaúcho seguirá treinando no bairro da Azenha. Só partirá para o Humaitá, onde fica a nova casa, quando o Centro de Treinamento que está sendo construído estiver totalmente pronto.
ALGUMAS CURIOSIDADES DO OLÍMPICO
UM GRE-NAL BEM AMARGO
O dia 26 de setembro de 1954 jamais será esquecido pelos torcedores do Grêmio. Para azar tricolor, quis o destino que o primeiro Gre-Nal do Olímpico fosse vencido pelo Internacional e logo por 6 a 2. Somente Larry fez quatro. Jerônimo e Canhotinho marcaram os outros do Inter, enquanto que Sarará e Zunino descontaram.
O MAIOR PÚBLICO EM DERROTA
O recorde de público do Olímpico data de 26 de abril de 1981. O Grêmio foi derrotado pela Ponte Ponte por 1 a 0 (gol de Osvaldo), mas avançou para a final do Campeonato Brasileiro, título que conquistaria contra o São Paulo, em pleno Morumbi. 85.751 torcedores pagaram ingresso, enquanto que o público total foi de 98.421.
- Matéria
- Mais Notícias















