menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Wawrinka frustra franceses, bate Tsonga e decide Roland Garros

Dia 01/03/2016
01:08

  • Matéria
  • Mais Notícias

Stan Wawrinka, número nove do mundo, manteve a confiança após a vitória sobre Roger Federer, mas precisou vencer batalha de 3h46min para frustrar a torcida francesa e se garantir na decisão de Roland Garros pela primeira vez em sua carreira.

O suíço superou o francês Jo-Wilfried Tsonga, 15º colocado, por 3 sets a 1 com parciais de 6/3 6/7 (7/1) 7/6 (7/3) 6/4 na lotada quadra Philippe Chatrier para 15 mil pessoas.

Wawrinka, que foi campeão juvenil de Roland Garros em 2003, disputará sua segunda final de Grand Slam onde foi campeão do Australian Open de 2014 batendo Rafael Nadal. Ele enfrenta na final o vencedor de Novak Djokovic, número 1 do ranking, ou Andy Murray, terceiro colocado.

Tsonga perde sua segunda semi no Aberto da França repetindo 2013. O último francês a ganhar o torneio foi Yannick Noah em 1983.

O jogo

Wawrinka começou salvando três break-points, mas usou sua potente esquerda para quebrar e abrir 4/1. Ele salvou um break com o saque no sétimo game e fechou servindo muito bem por 6/3 em 35 minutos.

No segundo set o calor aumentou na Philippe Chatrier, Wawrinka largou bem com 3/1, mas passou a cometer erros, Tsonga inflamou a torcida, devolveu a quebra em 4/4 e no tie-break o francês foi superior e fechou por 7/6 (7/1) em 1h03min.
Na terceira etapa o jogo começou com cinco minutos de atraso já que Tsonga foi ao vestiário e ainda trocou os sapatos na entrada de quadra. O francês teve seis chances de quebra bem salvas pelo suíço. A torcida participou muito do jogo, mas Wawrinka soube lidar bem com a pressão e foi firme no tie-break fechando por 7/6 (7/3) com deixada ruim de Tsonga e erro na passada, em 1h12min.

No quarto set, Stan largou com quebra, abriu 2/0 e foi liderando. Ele salvou quatro break-points no quarto game, confirmou em 3/1 e teve várias chances para quebrar de novo no sétimo game, mas Tsonga confirmou. Todavia Stan estava com a mentalidade forte, serviu bem, fechou o jogo e apontou para a cabeça por 6/4.

  • Matéria
  • Mais Notícias