Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sharapova disputa sua 1ª final da Fed Cup, mas tcheca são favoritas

Tchecas defendem título e veem Sharapova busca dar à Russia quinto título da competição.

Maria Sharapova (Foto: SJohn Sommers II /Reuters)
Escrito por

Atual campeã da Fed Cup, a República Tcheca receberá na Arena O2 de Praga a equipe da Rússia, que tem em Maria Sharapova, sua número um, a debutante em finais da competição. As donas da casa são favoritas.

Segunda maior vencedora da competição entre nações do tênis feminino com oito título, a República Tcheca escolheu o piso rápido para enfrentar as russas no próximo final de semana, 14 e 15 de novembro, em disputa em melhor de cinco, com quatro jogos de simples e se necessário o desempate nas duplas.

O time tcheco capitaneado por Petr Pala contará com duas tenistas top-10, Petra Kvitova, sexta do ranking da WTA, e Lucie Safarova, nona. Além de contar com a décima primeira, Karolina Pliskova e a 41ª Barbora Strycova.

Maria Sharapova, quarta da WTA, busca seu primeiro título da Fed Cup, pois mesmo já sendo um dos principais nomes do tênis de seu país, desde 2004 - ano do primeiro título russo na Fed Cup e do primeiro Slam de Sharaova em Wimbledon. A atleta nunca disputou as finais disputadas por seu país, que inclui os títulos em 2004, 2005, 2007 e 2008, além dos vice-campeonatos em 2011, derrota para as tchecas, e 2013, derrota para Itália.

Além de Sharapova, as russas contarão com a 23ª da WTA, Ekaterina Makarova, a 28ª, Anastasia Pavlyuchenkova e a 11ª Elena Vesnina.

Os dois países já se enfrentaram cinco vezes pela competição, tendo a República Tcheca 3/2 de vantagem e vencido a equipe russa inclusive no último encontro ela final do torneio em 2011 disputado em Moscou. Das atuais equipes convocadas, Kvitova e Safarova pela República Tcheca e Pavlyuchenkova e Vesnina pela Rússia são as remanescentes da final em 2011 vencida no desempate nas duplas.