Saiba quem é Tristan Schoolkate, o australiano que eliminou João Fonseca
Tristan Schoolkate eliminou João Fonseca na estreia do brasileiro no ATP de Toronto

- Matéria
- Mais Notícias
O australiano de 24 anos Tristan Schoolkate (103º) eliminou João Fonseca (46º) na primeira rodada do Masters 1000 de Toronto nesta segunda-feira (28). Essa foi a primeira vitória do australiano contra um jogador top 50. Schoolkate passou pelo americano Govind Nanda (344º) no qualifying.
Relacionadas
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Nascido em 26 de fevereiro de 2001, Schoolkate teve uma carreira juvenil de destaque, chegando a ser o número 28 do mundo e competindo nos quatro Grand Slams da categoria.
Sua transição para o profissionalismo começou em 2019, disputando torneios do circuito ITF. A estreia em um torneio da ATP veio em 2021. Como a maioria dos jogadores fora do top 100, a carreira do australiano foi forjada principalmente no ATP Challenger Tour, o circuito de acesso à elite.
Em 2024 conquistou seu primeiro título de Challenger em Guangzhou, na China. Essa vitória o impulsionou para dentro do top 200 pela primeira vez. O australiano iniciou o ano conquistando o Challenger de Brisbane e, em junho, venceu o prestigioso Challenger de Ilkley, na grama britânica. Esses resultados foram cruciais para que ele atingisse seu melhor ranking da carreira, o de número 102, em junho de 2025.

Como foi a partida entre Schoolkate e João Fonseca
Schoolkate começou o jogo confirmando o serviço de zero. Logo em seguida, o número 1 do Brasil salvou o primeiro break da partida. O australiano, que não teve o serviço ameaçado nessa parcial, sacou e fez 6/5. João Fonseca confirmou novamente, em seguida, e o set foi para o tiebreak. O carioca começou o desempate com um minibreak, mas o rival deu o troco no ponto seguinte: 1/1. Sem outro minibreak, o pupilo do técnico Guilherme Teixeira sacou e fez 3/3. Mas, sacando em 4/5, o brasileiro cedeu outro minibreak, com um erro não-forçado na rede. O australiano ainda desperdiçou o primeiro set point, mas fechou o tiebreak em 7/5.
➡️ João Fonseca perde na estreia de Toronto e vai sair do top 50
João Fonseca começou o segundo set confirmando o serviço, e o adversário fez o mesmo na sequência. No terceiro game, o australiano conquistou a primeira quebra da partida. Em seguida, sacou e abriu 3/1. O brasileiro sacou e diminuiu a vantagem do rival para 3/2. Dois games depois, reduziu a desvantagem para 4/3. O número 1 do Brasil também sacou e diminuiu a vantagem do rival para 5/4. No entanto, no game seguinte, Schoolkate, que não teve o saque ameaçado em nenhum momento do jogo, fechou a partida, sem sustos.

Na segunda rodada, Tristan Schoolkate vai enfrentar o italiano Matteo Arnaldi.
Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias