Remadores concluem Maior Expedição de Canoa Havaiana do país

Seis remadores chegaram em Santos saindo de Niterói em onze dias percorrendo 430 km 

Canoístas na ponta da praia em Santos
Divulgação

Escrito por

Nem mesmo o mau tempo impediu a conclusão da Expedição Anamauê, a maior de canoa havaiana/polinésia do país. A jornada foi concluída na tarde deste domingo na Ponta da Praia, em Santos (SP) totalizando 430km em 11 dias de travessia que bateu o recorde na modalidade,. Os seis remadores de Niterói (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Santos (SP) e Ubatuba (SP) navegaram 40km no último dia entraa Praia Branca, entre Guarujá (SP) e Bertioga (SP), até a Ponta da Praia com cerca de sete horas navegadas.

"A expedição foi incrível! A galera esta amarradona, tudo deu certo, fisicamente chegamos melhor que saímos, e como amigos, mais irmãos do que tudo. Foram dias duros, os dois últimos bem duros, longos, mas a galera com a cabeça boa, foi com tudo", comemorou Douglas Moura, destacando os últimos dois dias com 100km no total. No sábado foram 60km percorridos com 12 horas no marcom parada em Barra do Sahy, em São Sebastião (SP).

Os remadores saíram no dia 27 da praia de Icaraí, em Niterói (RJ), do Icarahy Canoa Clube, passaram pelo Rio de Janeiro, com parada em Guaratiba, seguiram pela Marambaia para Ilha Grande, no litoral Sul Fluminense, no município de Angra dos Reis (RJ), onde realizaram duas paradas, em seguida ficaram na praia de Martins de Sá, em Paraty (RJ), e chegaram o fim datarde do dia 31 em Promirim, em Ubatuba (SP). Depois seguiram para a Praia da Enseada, em Ubatuba (SP), Perequê, em Ilha Bela (SP), Paúba, em São Sebbastião (SP) até os dois dias finais completando 430km.

A expedição Anamauê teve o apoio da marca de suplementos Bearco Sports Progenes, e foi realizada em uma embarcação V6 para seis atletas. Os remadores não tiveram barco de apoio e levaram os próprios alimentos.

A Expedição foi composta pelos atleta de Niterói (RJ) do Icarahy Canoa Clube, Douglas Moura, pelo santista José Paulo, do Clube Caiçara, de Santos (SP), Lucas Mion, líder do Ubatuba Hoe, em Ubatuba (SP), Francisco Viniegreróia, do clube de Praia Vermelha, do Rio de Janeiro, Ubajara Iakowsky, de São Paulo, e o santista Caio Guerra, todos com grande experiênca em provas de longas distâncias e travessias. Os remadores planejaram o trajeto há quatro meses.

Confira o trajeto final da Expedição Anamauê Niterói-Santos:

27 Dezembro

Niterói-Guaratiba - 53km - Já concluído

28 Dezembro

Guaratiba - Marambaia-Palmas (Angra dos Reis) - 60km - Já concluído

29 Dezembro

Palmas - Aventureiro (Angra dos Reis) - 35km - Já concluído

30 Dezembro

Aventureiro (Angra dos Reis) - Martins de Sá (Paraty) - 33km - Já concluído

31 Dezembro

Martins de Sá (Paraty) - Promirim (Ubatuba) - 46km - Já concluído

1º de Janeiro

Descanso

2 Janeiro

Promirim (Ubatuba) - Praia da Enseada (Ubatuba) - 22km

3 Janeiro

Praia da Enseada (Ubatuba) - Ponta Aguda - 28km

4 Janeiro

Ponta Aguda - Paúba (São Sebastião) - 49km

5 Janeiro - Descanso

6 Janeiro

Paúba - Praia Branca (Bertioga/Guarujá) - 60km

7 Janeiro

Praia Branca - Santos - 40km

Sobre Douglas Moura


- Formado em Administração com MBA em logística empresarial, Sócio-Fundador do Icarahy Clube de Canoa, ele é atleta do NTR e praticante de Canoa Havaiana desde 2005. Em competição disputou provas como a Rio VA`A, Santo Amaro, Vendee VA`A (maior da europa e 2ª maior do mundo, na França), Vancouver Island Challenge (Canadá); Lotus VA`A Challenge. Realizou seis expedições em canos havaianas individuais: Paraty Mirim - Trindade - primeiro a desbravar a rota; Paraty Mirim - Ubatuba - primeiro a desbravar a rota e até hoje ainda não foi feito novamente; circunavegação Ilha Grande; Niterói - Saquarema - único a fazer essa rota, Angra dos Reis - Aventureiro e diversas remadas menores pelas ilhas do Estado do Rio de Janeiro. Organizador de sete expedições em grupo para as ilhas do Rio de Janeiro. É autor do "Canoa Havaiana com consciência", cujo objetivo e conscientizar os atletas amadores e amantes do remo sobre a importância do conhecimento de regras para navegação segura. Autor de programas de Team Bulding usando a canoa como ferramenta - Empresas relevantes: GE; Adagio Hotel; Mercure Ipanema.

Sobre Zé Paulo

Natural de Santos (SP), tem 27 anos, é formado em Logística e Ed. Física e pratica a canoa desde 2005. Tem participações em campeonatos Sul-Americanos (Brasil 2011, Argentina em 2012 e Peru em 2013). É o presidente da Federação Paulista de Canoa Havaiana. É sócio e fundados do Clube Canoa Caiçara.

Sobre Francisco Viniegra

Natural do Rio de Janeiro, tem 37 anos . Arquiteto, é remador desde 2007 pelo Clube Praia Vermelha tendo participado de provas e travessias pelo Brasil, Peru, Ilha de Páscoa, no Chile, e Taiti.

Sobre Lucas Miom

Natural de São Vicente (SP) e radicado em Ubatuba (SP), tem 29 anos é bacharel em Ed. Física pela Universidade Federal de São Paulo. É instrutor de surfe, atleta e fudnador do Ubatuba Hoe, clube de canoa de Ubatuba.

Sobre Ubajara Barbosa

Natural de São Paulo (SP), tem 25 anos, é instrutor e atleta de canoa havaiana do Ubatuba Hoe, nadador de provas longas em piscina e mar aberto.

Sobe Caio Guerra

Natural de Santos (SP), tem 31 anos. Mestre em História pela Unicamp, professor da rede pública e praticante de canoa há três anos pelo Clube Caiçara.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter