Rainha dos Masters, Fritelli é Penta no Seniors de Porto Alegre e sonha com o 100º título na carreira
Colombiano Behar leva mais um título na capital gaúcha nos 65 anos. Sábado define últimos campeões com destaque para disputa entre paulistas, um deles número 1 do mundo

A Rainha do circuito mundial Masters, a paulista de Sorocaba, Rosangela Fritelli, de 68 anos, vai colocar mais um troféu em sua vasta galeria. Ela faturou o pentacampeonato na capital gaúcha nesta que é a 37ª edição do Seniors Internacional de Tênis de Porto Alegre - Copa Yone Borba Dias. O evento tem o financiamento do Pró Esporte Lei de Incentivo e Fundo do Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria do Esporte e Lazer.
Fritelli superou Ana Rita Batista na decisão por 6/1 6/4 e agora soma conquistas em 2023,2022, 2021, 2015 e 2012. Ela ergue a terceira taça na temporada onde venceu em La Serena e Santiago, ambos no Chile, e alcança a incrível marca de 87 canecos na carreira. Ela disputa o circuito ITF desde 2001.
"Esse torneio não falto nunca. No circuito é o que mais gosto, aqui no Brasil, pra mim é o melhor. Jogo aqui há mais de 20 anos. O clima daqui é muito legal, vem bastante jogador, muita gente de fora, é muito gostoso jogar aqui", destacou Fritelli que é a atual quarta do mundo e já esteve no topo.
"É difícil ficar ali como número 1, mas procuro me manter lá em cima, ser terceira, quarta, pra ser cabeça de chave", apontou a atleta que treina todos os dias pelo menos uma hora ou hora e meia de quadra com o marido Helio Ferreira para manter a boa forma e ainda faz pilates.Com 87 títulos após o triunfo em Porto Alegre, ela agora quer ir além e chegar nos 100 canecos: "Eu nem sabia que tinha tantos títulos (risos). Estou sabendo agora. Fico muito feliz. Agora vamos pro 100º título. É preciso estar na ativa. Se Deus der forças estaremos aí nessa busca".

Carlos Behar / Crédito: Felipe Mohr
Outro campeão definido foi na categoria 65 anos, o colombiano Carlos Behar, terceiro do mundo, que teve incrível performance aplicando um duplo 6/0 sobre o australiano Frank Byrnes. Esta é a quarta conquista na capital gaúcha, a primeira desde 2019. Ele vem ao torneio desde 2013: "Me sinto muito bem e muito feliz, vim aqui dez vezes. Este torneio deveria ter um grau ainda maior da ITF pela boa organização, inscrições e atenções. Hoje a final foi mais dura que o placar mostra. Foi minha primeira final ganhando com 6/0 6/0, foram vários games apertados", apontou. Behar está na corrida para virar número 1 pela primeira vez. Ele já bateu na trave com o segundo do mundo: "Esse ano não consigo mais chegar ao topo, não consegui disputar o Mundial infelizmente, mas quero alcançar o topo que sabe no ano que vem", concluiu o natural de Bogotá, que treina no clube centenário de América.
Foi definido também o campeão na categoria 50 anos com título para o argentino radicado em Porto Alegre, Matias Epifanio que passou pelo gaúcho. Marcelo Maciel por 7/6 (8/6) 6/3.

Ricardo Tomb / Crédito: Felipe Mohr
O sábado marcará o último dia do torneio com destaque para a final dos 60 anos que promete entre os paulistas Ricardo Tomb, atual líder do ranking, e Ricardo Rizk. Tomb virou pra cima de Helio Ferreira por 2/6 6/1 6/2 enquanto que Rizk bateu o chileno Claudio Traverso por 6/4 6/2. Tomb nunca perdeu um jogo na capital gaúcha, mas terá um concorrente que já lhe superou em Brasília nesta temporada. Será o tira-teima entre eles com uma vitória para cada lado até o momento.
A semifinal foi na quadra coberta da Associação Leopoldina Juvenil em virtude das fortes chuvas desta sexta-feira: "Não estou acostumado a jogar na quadra coberta, mas as quadras aqui são muito boas e condições parecidas com as de fora, muda um pouco o ambiente, estranhei um pouco, meu adversário começou muito bem, no segundo set me adaptei melhor", apontou o tenista que quer o quinto título no evento e soma 15 vitórias em 15 jogos no torneio (campeão em 2017, 2018, 2021 e 2022): "Todas as vezes que joguei aqui acabei ganhando . O ambiente é muito bom, as quadras. Quando o torneio é bom, o nível é bom, sempre nos motiva a jogar acima do que se joga".
Sobre seu rival deste sábado, ele admite ter maior responsabilidade e espera uma dura batalha: "Rizk conheço ele, cada um ganhou uma, será um jogo muito bom, nível dele é muito alto. Tenho uma pressão a mais por ser o número 1, estou defendendo todos os pontos que fiz ano passado, aqui é um deles".
Já Rizk entrará sem nada a perder: "A final a responsabilidade é dele (risos). Jogamos muito juntos em São Paulo, nos conhecemos muito bem, partidas sempre parelhas, só em Goiânia tive uma pane. A pressão é dele, é o número 1, tem que defender os pontos, eu estou somando", apontou o paulista que na semi adotou a tática do saque e voleio: "Semi foi bastante difícil, a chave foi a pressão, joguei pra cima, metade do primeiro set fui pra cima, saquei e subi, todos os games quase com 30 iguais, 40 iguais, mas saquei firme e fui bem na rede", destacou.O último dia terá a definição dos campeões nas categorias mais jovens, os Young Masters com campeões a serem definidos nos 30, 35, 40 e 45 anos no masculino e feminino , além da definição das campeãs no 60 feminino. As finais terão transmissão das 10h até 14h pelo canal 520 da NET ou 20 HD, pelo link https://www.bahtv.com.br/assista-ao-vivo/ ou pelo Youtube pelo link
A competição tem a presença de atletas do Brasil, Chile, Argentina, Alemanha, Itália, Venezuela, Tunísia, Nova Zelândia, França, Uruguai, Colômbia, Austrália e Canadá brigando pelos títulos desde a categoria mais jovem, a dos 30 anos, até acima dos 80 anos em simples, duplas e duplas mistas, sempre em classes divididas de cinco em cinco anos. O evento tem a presença de onze atletas entre os 10 melhores do mundo nas respectivas categorias.
A 37ª edição do Seniors Internacional de Tênis de Porto Alegre - Copa Yone Borba Dias conta com o patrocínio da Claro, co-patrocínio do Golden Lake Multiplan e apoio da FILA. O evento tem o financiamento do Pró Esporte Lei de Incentivo e Fundo do Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria do Esporte e Lazer. O torneio é uma realização da Pró-Tênis Promoções Esportivas, com produção da Metrópole Eventos, e tem a chancela da Federação Internacional de Tênis.
Tudo sobre

Tênis
AO VIVO: Siga João Fonseca x Roman Safiullin na 3ª rodada de Wimbledon
Há 38 minutos
Tênis
João Fonseca x Safiullin: horário e onde assistir à terceira rodada de Wimbledon
Há 11 horas
Tênis
João Fonseca x Roman Safiullin tem horário definido em Wimbledon
Há 16 horas
Tênis
João Fonseca manda recado após segunda vitória em Wimbledon: 'Focado'
Há 1 dia
Tênis
Próximo rival de João Fonseca protagonizou feito raro em Wimbledon
Há 1 dia
Tênis
Domínio de João Fonseca em Wimbledon choca: 'Já vi o suficiente'
Há 1 diaMais LANCE!

João Fonseca vence em Wimbledon e fica perto de novo duelo com Djokovic

Veja a vitória de João Fonseca na segunda rodada de Wimbledon

João Fonseca x De Jong na segunda rodada de Wimbledon; horário e onde assistir

De volta às competições, Serena Williams cai na primeira rodada em Wimbledon

Especialistas da ESPN projetam duelo de João Fonseca na segunda rodada de Wimbledon

Antigo algoz será próximo adversário de João Fonseca em Wimbledon

João Fonseca, sobre estreia em Wimbledon: 'Grama é difícil'

João Fonseca vai conhecer na terça o próximo rival em Wimbledon

Europeus reagem à vitória de João Fonseca em Wimbledon: 'Uma ameaça'

Atuação de João Fonseca em Wimbledon divide opiniões: 'Não suporto'

João Fonseca se impõe e vence a estreia em Wimbledon

Veja a vitória de João Fonseca na estreia de Wimbledon

João Fonseca estreia em Wimbledon; horário e onde assistir



