Maior vencedor do circuito no ano sequer jogou uma partida de nível ATP

Tenista de 25 anos iniciou a temporada sem ranking

Christopher O'Connell
Redes Sociais

Escrito por

Enquanto no circuito ATP muito se falou sobre os tenistas que ultrapassaram as 50 vitórias no ano, um pouco mais abaixo nos rankings um homem rompeu a barreira das 80 vitórias sem disputar um torneio da elite profissional.

Ainda que os torneios sejam de classes diferentes, todos contam pontos para o ranking da ATP, desde o circuito Future ao circuito Challenger. Foi nessas classes que o australiano Christopher O’Connel, de 25 anos, estabeleceu uma marca impressionante.

Tendo disputado 31 torneios em 2019 — nenhum deles de nível ATP ou Grand Slam — o tenista fez 14 finais no total, saindo com três títulos em Futures e dois em Challengers. Ao início da temporada, seu nome sequer constava no ranking da ATP e agora, ao final do ano, ocupa a 120ª posição.

Apenas a título de comparação, em 2005, ano que conquistou 11 títulos, o suíço Roger Federer obteve 81 vitórias. Em seu ano mais vitorioso, 2006, atingiu a marca de 92 triunfos. O espanhol Rafael Nadal também fica com números parecidos, tendo 79 vitórias em 2005 (ano em que também conquistou 11 títulos); 82 triunfos em 2008 (ano que chegou à liderança do ranking pela primeira vez); e 75 vitórias em 2010, segundo ano mais vitorioso de sua carreira, com 10 títulos.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter