Festa do título de Zverev no Finals teve toque brasileiro em Londres

Além de ter Gustavo Kuerten entregando um dos troféus ao campeão, comemoração do alemão em Londres também teve agradecimento ao 'melhor amigo' Marcelo Melo

Zverev disputou apenas seu segundo Finals
Alemão de 21 anos era o mais jovem entre os oito finalistas que disputaram o torneio em Londres (Foto: Divulgação)

Escrito por

Vinte e quatro horas depois de sair de quadra chateado por ter sido vaiado após derrotar Roger Federer na semifinal, o alemão Alexander Zverev recebeu uma aclamação completamente diferente na mesma arena O2. Ele foi aplaudido de pé pelos mais de 17 mil espectadores depois de derrotar Novak Djokovic e ficar com o título deste ano do ATP Finals, em Londres.

Sacando muito bem - foram dez aces contra um de Djoko - e pressionando o sérvio, Zverev conquistou assim seu primeiro título no Finals logo em sua segunda participação no torneio. Em 2017, foi eliminado na chave de grupos. Ele segue como terceiro colocado no ranking, atrás apenas do próprio Djokovic e do espanhol Rafael Nadal, que desistiu de jogar o Finals por conta de uma lesão.

"Quero agradecer ao meu pai, que é meu técnico por toda a vida, à minha equipe e ao público. Tivemos aquilo ontem, mas espero que tenham gostado da final", disse ele em relação às vaias do dia anterior, causadas após um ponto ter sido interrompido por ele quando um pegador deixou cair uma bola.

Diferentemente de quando, jogando de forma apática, perdeu de Djokovic por 2 a 0 (6/4 e 6/1) na fase de grupos do Finals deste ano, Zverev dominou desde o início. Teve seis break points (converteu quatro) contra apenas um do sérvio. Venceu 57 contra 46 pontos do adversário. Até mesmo nas subidas à rede, que não são o seu forte, foi bem, com nove pontos em 12 tentativas.

A festa da decisão também teve um toque brasileiro. Campeão do Finals em 2000, Gustavo Kuerten entregou em quadra um dos prêmios a Zverev. Além disso, o alemão contou em seu box particular com a torcida de Marcelo Melo, duplista brasileiro que foi vice no Finals do ano passado e caiu na fase de grupos deste ano. O mineiro até foi citado no agradecimento do campeão.

"Agradeço também à presença e apoio do Marcelo, meu melhor amigo. Talvez alguns não saibam, mas ele jogou aqui nesta quadra nesta semana e também é um ótimo tenista", brincou o alemão.

Com a vitória, Zverev empata o retrospecto com Novak. Agora cada um têm duas vitórias em quatro encontros na carreira. Além disso, impediu o sérvio de igualar Federer como maior vencedor do Finals. Novak segue com cinco contra seis do suíço.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter