Maria Menezes

Thiago Parmalat

TÊNIS NEWS
30/09/2018
22:20
Salvador (BA)

Tenistas baianos são destaques na programação desta segunda-feira no primeiro dia da chave principal da 34ª edição do Bahia Juniors Cup, torneio mais valioso do Brasil no segundo semestre, terceiro maior na temporada e que conta pontos Grau 3 para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis. Os jogos começam Às 8h nas quadras do Clube Bahiano de Tênis com entrada gratuita ao público.

Ao todo serão 51 partidas sendo 24 da categoria mundial mais 27 das categorias 16 e 14 anos que contam pontos para o ranking Sul-Americano (Cosat). Thainá Carvalho, que treina no Costa Verde Tennis Clube, será a primeira em ação. Ela encara às 10h a brasileira Isabela Fioravanti, que passou o qualifying, na terceira partida da quadra principal. Logo a seguir, Maria Menezes encara Maria de Oliveira. Ano passado, a atleta de 15 anos que treina no Bahiano de Tênis se destacou indo às oitavas de final e parando em dura partida diante da portuguesa Rebeca Silva, uma das principais favoritas.

No masculino, Gustavo Schwebel, de 16 anos, faz seu primeiro torneio mundial da Federação Internacional de Tênis em torno das 15h contra o brasileiro Ricardo Machado: "Meu primeiro ITF, estou motivado, venho treinando bem, conheço bem essas quadras aqui, espero fazer um bom torneio", disse Schwebel que foi vice-campeão nos 14 anos há duas temporadas e foi vice-campeão este ano no Brasileiro Interclubes na categoria 16 anos.

O dia terá a estreia da favorita no feminino, a polonesa Weronika Baszak encarando a brasileira Maria Oliveira às 8h. O segundo favorito no masculino, o russo Ilarion Diatchenko pega o brasileiro João Pedro Alcantara no último jogo da quadra 3 em torno das 17h30.

Natan Rodrigues e Pedro Boscardin chegam da Copa Davis juvenil e estreiam na terça-feira - Dois dos destaques no masculino, o baiano Natan Rodrigues e o catarinense Pedro Boscardin estreiam somente na terça-feira. Eles chegam na noite desta segunda-feira de Budapeste, na Hungria, onde disputaram a Copa Davis juvenil, o Mundial até 16 anos, onde o Brasil parou nas quartas de final.

Semifinalista ano passado e principal favorito, 61º do mundo, Natan estreia contra o catarinense Herick Isago enquanto que Boscardin faz duelo catarinense contra Gabriel Busato. Boscardin tem Gustavo Kuerten como seu mentor. Suas famílias são amigas, sua mãe já dividiu apartamento com Kuerten quando disputava o circuito juvenil e seu treinador, Ricardo Schlachter, já derrotou o tricampeão de Roland Garros pouco tempo depois da primeira façanha de Guga em Paris, no Campeonato Brasileiro de 1998 em São Paulo.

Boscardin vem embalado com três títulos seguidos em torneios mundiais da Federação Internacional de Tênis. Com 15 anos ele é um dos oito melhores do mundo dos nascidos em 2003.

Na categoria 16 anos, a baiana natural do Clube Bahiano, Julia Cantalino estreia em torno das 16h contra Ana Beatriz Reis.

A 34ª edição do Bahia Juniors Cup tem a presença de 307 atletas de 15 países (Brasil, Rússia, Colômbia, Peru, Argentina, Paraguai, Holanda, Polônia, Estados Unidos, Finlândia, Chile, Grã-Bretanha, Canadá, Índia e Bolívia) dos 9 até os 18 anos de idade, um aumento de 50% em relação ao ano de 2017. A competição vai até o dia 6, próximo sábado.

O Bahia Juniors Cup é um celeiro de craques do tênis brasileiro. Além de ter revelado Gustavo Kuerten a competição foi palco em 2016 do primeiro título a nível mundial para o paranaense Thiago Wild que derrotou o jogador que hoje é número dois do mundo, o argentino Sebastian Baez. O garoto que hoje tem 18 anos se sagrou campeão do US Open há pouco mais de uma semana se tornando o primeiro brasileiro campeão do Slam no júnior e apenas segundo brasileiro a levantar um Major no juvenil. O torneio baiano é especial na carreira do tenista que a partir de agora se dedicará integralmente ao profissional.

Programação Segunda-Feira (01/10):

Torneio Mundial - 18 anos

Quadra 1

8h - (1) Weronika Baszak (POL) x Maria Oliveira (BRA)

A Seguir - (5) Dakota Fordham (EUA) x (Q) Ana Candiotto (BRA)

10h - Thainá Carvalho (BRA) x (Q) Isabela Fioravanti (BRA)

Maria Menezes (BRA) x Maria de Oliveira (BRA)

13h30 - (4) Rafael Marques (BRA) x Daniel Szczupak (BRA)

A Seguir - Gustavo Schwebel (BRA) x Ricardo Machado (BRA)

16h - Gabriel Hurtado (COL) x Guilherme Diniz (BRA)

A Seguir - Luca Pinto (BRA) x Guilherme Zotin (BRA)

Quadra 2

8h - Amanda de Oliveira (BRA) x Thaíssa Moreira (BRA)

Namie Isago (BRA) x Livia Cavalcanti (BRA)

10h - (7) Gabriela Giraldo (COL) x Sofia Mendonça (BRA)

Isabel Oliveira (BRA) x (2) Ana Luiza Cruz (BRA)

(6) Eduardo Taiguara (BRA) x Gustavo Madureira (BRA)

Nino Portugal (BRA) x Bryan Kuntz (BRA)

16h - (5) Nicolas Zannelato (BRA) x Gabriel Generoso (BRA)

João Duleba (BRA) x Arthur Fonseca (BRA)

Quadra 3

8h - Giulia de Aguiar (BRA) x Alice Marques (BRA)

(4) Jimar Gonzalez (CHI) x Erika Cheng (BRA)

10h - Isabela Mercante (BRA) x Camilla Fonseca (BRA)

(3) Anfisa Damilchenko (RUS) x Roberta Armani (BRA)

13h30 - João Guariente (BRA) x Joaquim de Almeida (BRA)

Gustavo Magalhães (BRA) x (8) Jackson Xavier (BRA)

(7) Matheus Queiroz (BRA) x Breno Marques (BRA)

João Pedro Alcantara (BRA) x (2) Ilarion Danilchenko (RUS)



A programação dos torneios 14 e 16 anos se encontram no link ao lado - http://cosat. tournamentsoftware.com/sport/ tournament.aspx?id=326A303F- BFC9-4BCF-8FE9-0A4C3873E094