‘Todos querem te derrubar’, afirma o atual campeão no surfe, Mineirinho

Detentor do título mundial do Circuito, brasileiro afirma que se tornou ‘foco’ dos rivais na temporada. No ano passado, Gabriel Medina passou pelo mesmo

Surf Medina e Mineirinho (foto:AFP)
Atuais campeões, Medina (esq.) e Mineirinho vêm sofrendo com a pressão dos adversários (Foto:AFP)

Escrito por

Ser campeão mundial é o sonho de qualquer surfista. Mas se manter no topo pode se tornar um pesadelo rapidamente. É exatamente isso que Gabriel Medina viveu no ano passado e Adriano de Souza, o Mineirinho, vem sofrendo atualmente. Em baixa, os únicos brasileiros campeões do Circuito tentam dar a volta por cima no Rio de Janeiro.

Até o início da etapa carioca, Mineirinho é o 13 na temporada, enquanto Medina ocupa a 18 posição. A explicação pode ser simples: o foco dos rivais nos melhores do mundo.

– Você deixa de ser pedra e vira vidraça (com o título). Todos querem te derrubar, você é a referência. Mas acredito que a maior pressão para melhorar parta de mim mesmo, pois quero continuar com o mesmo nível e aumentá-lo. Odeio perder – comentou o detentor do título, ao LANCE!.

No ano passado, por exemplo, nas três primeiras etapas, Adriano de Souza foi terceiro colocado, segundo e primeiro. Na atual temporada, foi uma vez quinto e duas vezes 13.

Com Medina, o mesmo aconteceu em 2015. O jovem iniciou com uma 13 posição e uma 25, além de uma quinta colocação. Nesse ano, soma dois 13 lugares e um nono.

No Rio, porém, o retrospecto dos surfistas não é dos melhores. Nos últimos três anos, nenhum deles conseguiu passar da quinta rodada.

– Tive bons desempenhos nesse ano, mas pequenos vacilos. Situações pontuais colaboraram para algumas derrotas. Por isso tratei de crescer em cima disso. Deposito todas as minhas esperanças e dedicação para termos um bom resultado em Grumari. Será essencial para a sequência – disse o atual campeão.

Com a surpresa australiana Matt Wilkinson disparado na ponta do campeonato, com 24 mil pontos, a chance de um bicampeonato dos brasileiros se tornou menor.

Adriano está a 15.300 pontos do líder, enquanto Medina tem uma desvantagem de 16.500. Como cada etapa dá ao campeão 10 mil pontos, os dois precisariam de, no mínimo, duas disputas para alcançá-lo.

– Matt é favorito, mas o campeonato está aberto. Enquanto existirem chances matemáticas, jamais desistirei – completou Mineirinho.

Em casa, a esperança dos brasileiros campeões mundiais é voltar a ser a pedra que quebra vidraças.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter