Em teste de luxo, Seleção mostra variações táticas interessantes
Diante de uma Bolívia retraída, Brasil de Tite aparece com Danilo por dentro, Renan Lodi como válvula de escape e esquema para deixar Neymar com campo para avançar

Tite sabia que a partida contra a Bolívia reservaria um jogo de ataque contra defesa. A Seleção Brasileira começou a trajetória por uma vaga na Copa do Mundo do Qatar com uma goleada por 5 a 0 em um treino de luxo, mas o duelo trouxe conceitos táticos da Canarinho que podem ser interessantes para partidas mais competitivas no futuro.
Com a Bolívia em um bloco baixo e com a intenção de segurar um empate desde o minuto inicial, a escolha por Douglas Luiz justifica-se: meio-campista de mais cadência, foi responsável por cuidar do corredor esquerdo e abrir espaço para uma das principais armas ofensivas do Brasil: Renan Lodi. Com arrancadas de trás, o lateral do Atlético gerou amplitude e foi um dos destaques.
Na prática, o Brasil jogou em um 2-3-5. Tite buscou potencializar os jogadores de acordo com as características que eles já apresentaram em seus clubes. Lateral, Danilo cortava por dentro e se apresentava como volante pelo direita - ao lado de Casemiro, no centro, e do já citado Douglas, na esquerda. Everton Cebolinha era o ponta na direita e Renan Lodi ficava no flanco oposto.

Com o campo alargado, a linha de cinco defensores da Bolívia não se fez tão presente. Consequentemente, os jogadores do meio tiveram mais espaço para dominar a bola. O esquema beneficiou Neymar e Coutinho, que gostam justamente de arrancar com a bola dominada no pé para finalizar ou tocar em profundidade pelos lados.
O camisa 10, nesta posição intermediária pelo lado esquerdo, deu 18 dribles na partida e duas assistências. A dupla do setor contribuiu com um gol e dois passes que geraram finalizações. Mais participativos justamente pelo fato de a defesa da Bolívia estar preocupada também com jogadores fixos a todo instantes nos flancos do gramado.
Em um exercício de memória, vale lembrar que o Brasil de Tite mostrou dificuldade diante de equipes com cinco marcadores meses antes da Copa do Mundo de 2018 e depois do Mundial. Apesar de o nível competitivo da Bolívia não ser dos maiores, o treinador dá sinais que trabalha esta questão. A maior liberdade de deslocamento para Neymar e Philippe Coutinho é o exemplo.
- Essa situação é muito estratégia conforme o jogo se apresentar. Normalmente o Lodi é um jogador que sai mas não é tão agressivo assim no Atlético de Madrid. Hoje (ontem) utilizamos muito avançado. O fato de ter ele de um lado e Cebolinha ou Rodrygo do outro te dá abertura do campo. A bola chega em Neymar, Coutinho, Firmino e Éverton Ribeiro no centro com mais facilidade. é abrir espaço para os jogadores. cada jogo tem suas características - analisou Tite, após a partida.
Diante do Peru, na próxima terça-feira, Renan Lodi não terá o mesmo espaço para avançar. André Carillo, ponta adversário, é uma ameaça e marcou os dois gols da seleção no empate com o Paraguai, na última quinta-feira. Ao mesmo tempo, os finalistas da última Copa América também não defendem em uma linha tão baixa quanto a Bolívia. É saber como Tite vai mexer nos encaixes.

Fluminense
Martinelli chega à Seleção com versatilidade, rodagem e protagonismo no Fluminense
Há 8 horas
Seleção Brasileira
Matheus Martinelli, do Fluminense, é convocado para a Seleção Brasileira
Há 11 horas
Futebol Feminino
Seleção feminina terá dois amistosos contra a Argentina antes da Copa do Mundo
Há 15 horas
Futebol Feminino
Brasil enfrenta Estados Unidos no mata-mata da Copa do Mundo Sub-20; veja onde assistir
Há 2 dias
Seleção Brasileira
Ancelotti confirma que Neymar não deve mais jogar pela Seleção Brasileira
Há 2 dias
Seleção Brasileira
E quando não tem jogo da Seleção? Conheça a rotina de Ancelotti
Há 2 diasMais LANCE!

Seleção Sub-20 é convocada para amistosos na Espanha; veja lista

Brasil vence a Inglaterra e mantém 100% na Copa Feminina Sub-20

Conheça Mauro Júnior, destaque do PSV e novo nome da Seleção Brasileira

Classificado, Brasil enfrenta Inglaterra por liderança na Copa Feminina Sub-20

Raio-x dos convocados da Seleção: saiba idade, números e mais

Ancelotti rebate críticas de Thiago Silva, do Fluminense: 'Não olho'

Quem é Gabriel Bontempo, meia do Santos convocado por Ancelotti

Torcida do Botafogo reage à convocação de Danilo: 'Ninguém explica'

Torcida do Corinthians questiona convocação de Ancelotti: 'Merecia mais'

Surpresa de Ancelotti, Jair desabafa após convocação inédita para a Seleção

Neymar vira assunto após convocação da Seleção Brasileira: 'Inacreditável'

Análise – Convocação mostra qual será principal desafio de Ancelotti na Seleção

Europeus reagem à convocação da Seleção Brasileira de Ancelotti: 'Revolução'



