São Paulo vai homenagear professora que imobilizou adolescente de 13 anos autor de atentado em escola

Chamada de heroína por secretário de Estado da Segurança Pública de SP, ex-jogadora de basquete Cinthia da Silva Barbosa se declarou torcedora do clube do Morumbi

Professora Cinthia da Silva Barbosa
Cinthia (de agasalho) deixa escola após atentado da última segunda (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Escrito por

O São Paulo prepara uma homenagem em seu próximo jogo no Morumbi para a professora de 37 anos que imobilizou um adolescente de 13 anos autor de um atentado a faca que deixou uma pessoa morta e quatro feridas em escola estadual da Vila Sônia, zona oeste da capital paulista, bairro vizinho à sede do Tricolor. O caso ocorreu na última segunda-feira (27).

Cinthia da Silva Barbosa é ex-jogadora de basquete, professora de educação física e se declarou torcedora são-paulina em entrevista à 'TV Record'.


+ Veja 20 destaques dos estaduais por clubes menores que caberiam no Brasileirão

- Eu não pensei. Eu simplesmente agi, tentei imobilizar o adolescente, sem causar maiores ferimentos. Creio que foi o espírito de proteção, de ver a colega de trabalho ali - disse a professora à emissora.

Câmeras de segurança da escola registraram o momento em que Cinthia entra na sala de aula e consegue imobilizar o estudante. As imagens mostram quando ela força o braço do jovem para baixo e agarra o seu pescoço, dando um golpe conhecido como mata-leão, técnica utilizada em modalidades como judô e jiu-jitsu. Na sequência, outra professora conseguiu retirar a faca das mãos do garoto e também removeu a máscara dele.

Antes disso, o jovem havia esfaqueado pelas costas a também professora Elisabeth Tenreiro, 71, que não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois. Ele foi apreendido e encaminhado para uma unidade da Fundação Casa.

A ação de Cinthia foi chamada de 'ato heroico' pelo secretário de Estado da Segurança Pública paulista, Guilherme Derrite, que esteve no local após o atentado.

- Não fosse a atuação dessa professora, essa ação teria sido muito pior - afirmou, ainda na segunda.

A homenagem são-paulina está sendo organizada pelo Departamento Feminino do clube. Cinthia deverá ser levada ao gramado do Morumbi antes do duelo ante o Ituano, marcado para a semana do dia 12 de abril, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Também está previsto um minuto de silêncio em memória de Elisabeth.

Atentado escola de São Paulo
Momento em que Cinthia imobiliza adolescente após crime (Foto: Reprodução)

+ Confia os jogos, classificação e simule resultados do Brasileirão-23 na tabela do LANCE!

+ Confira jogos, classificação e simule resultados da Copa Sul-Americana-23 na tabela do LANCE!

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter