Polícia apura suspeita de falsidade ideológica envolvendo presidente do Conselho do São Paulo
Inquérito está sendo conduzido na polícia civil

A Polícia Civil de São Paulo instaurou um inquérito para investigar uma suposta acusação de falsidade ideológica envolvendo Olten Ayres, presidente do Conselho do São Paulo. A informação foi divulgada pela "ESPN" e confirmada pelo Lance!.
A investigação está sob responsabilidade do delegado Tiago Fernando Correia, que também está atrás da investigação dos desvios de dinheiro nas contas do clube. A apuração foi aberta pela Polícia Civil após solicitação da Comissão de Ética do São Paulo. O órgão que teria indicado esta possível falsidade ideológica.
Veja o posicionamento de Olten Ayres
O Presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo Futebol Clube, Olten Ayres de Abreu Júnior, esclarece que, até o presente momento, não recebeu qualquer notificação formal acerca da abertura de procedimento ou apuração relacionada à sua gestão à frente do órgão.
Ainda assim, diante das informações veiculadas pela imprensa, recebe o tema com serenidade e reafirma que todos os seus atos sempre foram pautados pela legalidade, pela transparência, pela ética e pelo absoluto compromisso com o interesse institucional do São Paulo Futebol Clube.
Não houve prática irregular, ocultação de informações, desvio de finalidade ou obtenção de qualquer benefício pessoal. As medidas adotadas pela Presidência do Conselho sempre tiveram caráter público, administrativo e institucional, voltadas exclusivamente à organização dos trabalhos e ao funcionamento regular do órgão.
A Presidência permanece, como sempre esteve, à disposição das instâncias competentes para prestar os esclarecimentos necessários, tão logo seja formalmente comunicada, reiterando seu compromisso com a governança, a transparência e a independência do Conselho Deliberativo.

Entenda as polêmicas recentes envolvendo Olten Ayres
Harry Massis, presidente do São Paulo, protocolou no dia 23 de abril um pedido de expulsão de Olten Ayres, que preside o Conselho Deliberativo do clube.
O pedido, como manda o protocolo, foi recebido pelo próprio Olten e encaminhado para a Comissão de Ética, que analisou a representação. Dependendo da interpretação, o presidente do Conselho terá direito de apresentar sua defesa e, em seguida, a eventual exclusão do quadro de associados será submetida à votação entre os conselheiros - semelhante ao que aconteceu recentemente em casos como de Mara Casares e Douglas, envolvidos no caso dos camarotes.
➡️Qual será o destino do São Paulo em 2026? Simule os resultados do Brasileirão
➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! São Paulo
O Lance! apurou foi motivada após algumas divergências entre Massis e Olten envolvendo uma reforma estatutária no clube. Em dezembro, ainda com Julio Casares na gestão, o ex-presidente pediu uma proposta de alteração no estatuto.
A reportagem apurou que a reação da Comissão de Ética foi interpretada como surpresa. Dois pontos foram citados. O primeiro diz respeito a trazer o fim do quórum qualificado para a criação de uma SAF no São Paulo. Outra questão envolve separar a parte social do futebol no clube. Essas ideias precisam passar pela Comissão Legislativa, e a partir daí, são avaliadas e repassadas ao Conselho Deliberativo. Se as ideias forem aprovadas, a votação passa a ser dos sócios.
No meio do processo, em 30 de março, Olten Ayres criou uma Comissão de Reforma Estatutária para discutir mudanças mais amplas no estatuto, com prazo até 15 de maio para apresentar propostas. Pelas regras, há um prazo de 30 dias para que a Comissão Legislativa se manifeste. Por isso, o parecer anterior acabou sendo desconsiderado.
Tudo sobre

São Paulo
Nicolas, do São Paulo, responderá em liberdade por acidente
Há 6 horas
São Paulo
Quem é Nicolas, do São Paulo, envolvido em morte de homem?
Há 6 horas
São Paulo
São Paulo e defesa de Nicolas se manifestam sobre acidente
Há 6 horas
São Paulo
Nicolas, do São Paulo, é preso por atropelar e matar um homem
Há 7 horas
São Paulo
Ryan Francisco volta ao radar e disputa espaço no São Paulo
Há 12 horas
São Paulo
São Paulo tem retorno de Bobadilla aos treinos
Há 1 diaMais LANCE!

Presidente do São Paulo acumula R$ 28,4 milhões em dívidas

Calleri e Lucas: como andam as renovações no São Paulo

São Paulo: Lucca se manifesta após sofrer acidente de carro

Renovação de Calleri: números explicam aposta do São Paulo em referência ofensiva

São Paulo se manifesta após morte de ex-jogador da base

Lucca, do São Paulo, sofre acidente de carro após jogo-treino

São Paulo aproveita fim de semana sem partida e realiza jogo-treino no CT

São Paulo reduz dívida com Enzo Díaz e evita denúncia à Fifa

Por onde anda Valdeir 'The Flash', ex-atacante do Flamengo, Botafogo e São Paulo?

Eleição no São Paulo expõe limite entre imoral e ilegal

Pedro Ferreira é convocado e celebra fase no São Paulo

Oitavas da Sul-Americana estão definidas e garantem valor milionário aos clubes

Enzo Díaz se aproxima de despedida e deve pedir rescisão no São Paulo



