Estreia de Lucas Moura indica encaixe fácil e poucas mudanças no time do São Paulo

Dorival Júnior optou por não mexer no sistema tático da equipe após entrada do atacante

gazeta-press-foto-1917657-scaled-aspect-ratio-512-320
Lucas Moura atuou durante todo o segundo tempo do último jogo. (Foto: Wanderson Oliveira/PxImages/GazetaPress)

Escrito por

A estreia do atacante Lucas Moura pelo São Paulo, na derrota por 2 a 0 diante do Atlético-MG, no último domingo (6), foi uma pequena demonstração de como o camisa 7 pode contribuir com o time de Dorival Júnior na temporada.

+ Renove o seu estoque de camisas do Tricolor com o cupom LANCEFUT 10% OFF

Quando deixou o Brasil, há praticamente 11 anos, o jogador atuava como ponta-direita. No entanto, durante sua passagem pelo futebol europeu, Lucas aprendeu a desempenhar outras funções em campo: além do corredor direito, também jogou pelo lado esquerdo e pelo centro do campo, seja com meia ou até mesmo como centroavante.

No entanto, pelo que foi visto último jogo, Dorival deve utilizar o atacante na posição que consagrou o jogador em sua primeira passagem pelo Tricolor. Lucas atuou durante todo o segundo tempo, ocupando principalmente o lado direito do campo.

Vale destacar que, graças ao estilo de jogo do São Paulo, de toques curtos e aproximações pelo meio, além do contexto da partida, com um Atlético-MG retrancado aguardando um contra-ataque, Lucas não ficou preso à linha lateral, caindo muitas vezes pelo centro do campo para gerar superioridade numérica no ataque tricolor (veja o mapa de calor abaixo).

Mapa de calor - estreia Lucas Moura
Mapa de calor indica posicionamento de Lucas entre a ponta-direita e o centro do campo. (Foto: Reprodução / Sofascore)

MUDANÇAS A VISTA?
Sem Alisson, poupado pelo técnico Dorival Júnior, o São Paulo entrou em campo com uma dupla no meio-campo formada por Pablo Maia e Tales Costa, jogador que retornava de lesão. E foi em seu lugar que Lucas entrou, no intervalo da partida.

Para reequilibrar o setor, Rodrigo Nestor, que vinha atuando um pouco mais à frente, foi recuado para a função de segundo volante, e Michel Araújo, que ocupava a meia-direita no ataque, foi deslocado para o lado esquerdo.

A solução encontrada pelo técnico do Tricolor foi não mexer no sistema tático do time e sim mudar jogadores de posição. Em curto prazo, esse tipo de alteração pode facilitar o encaixe dos reforços sem desmontar aquilo que fez o São Paulo crescer de rendimento sob o comando de Dorival, como a dupla de ataque Luciano e Calleri, responsável por mais de 40% dos gols da equipe no Brasileirão.

A primeira impressão sobre a reestreia de Lucas Moura é bastante positiva. Mas, acima de tudo, deixa para o torcedor a expectativa por um encaixe mais fácil que o esperado dento de uma equipe que precisa de resultados em curto prazo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter