Com terceira opção contratada no ano, goleiros do São Paulo minimizam ‘guerra’ por vaga de titular

Decisão sobre quem defenderá a meta do Tricolor será de Rogério Ceni, que foi dono do setor no clube por 18 anos seguidos, sem contestação

Rafael - novo goleiro São Paulo
Rafael foi contratado por R$ 4 milhões, mas tem a vaga garantida? (Foto: Miguel Schincariol/São Paulo FC)

Escrito por

Uma das primeiras indefinições que o técnico Rogério Ceni terá que resolver, na reapresentação do São Paulo , que acontece nesta quarta-feira (14), no CT da Barra Funda, será definir quem ocupará o posto de goleiro titular para 2023, lugar cativo dele por 18 anos (entre 1997 e 2015), recordista absoluto na história tricolor.

Tudo isso porque um dos dois reforços anunciados oficialmente pelo Tricolor para o próximo ano é Rafael, goleiro de 33 anos que veio do Atlético-MG, a pedido do treinador - que trabalhou com ele no Cruzeiro - por cerca de R$ 4 milhões.


+ Dupla do Galo encaminhada para o Fluminense, Pato oferecido ao Santos… O Dia do Mercado!

Foi a terceira contratação do clube neste ano para a posição. Jandrei, que era reserva no Santos, foi contratado pelo clube do Morumbi no início do ano para ser o reserva de Thiago Volpi. Mas o então dono da posição, contestado pela torcida, foi negociado com o futebol mexicano. E a titularidade caiu no colo do camisa 93.

E foi quando Jandrei se contundiu, em julho, e o então reserva Thiago Couto, revelação das categorias de base, não convenceu, que o clube teve de ir atrás de uma peça para o setor. Encontrou Felipe Alves, emprestado pelo Fortaleza ao Juventude, onde era reserva, mas que trabalhara com Ceni no clube nordestino.

Sem nenhuma expectativa das arquibancadas do Morumbi, Alves acabou ratificando sua titularidade após Jandrei apresentar seguidas falhas quando recuperado. Pênaltis defendidos e partidas seguras fizeram o grau de admiração por seu futebol aumentar entre os são-paulinos.

Mas, o ex-comandado do maior nome da posição na história tricolor não parece ter convencido o chefe, referência no assunto. E agora Felipe Alves ganha mais um concorrente. Outro pupilo de Ceni.

Apesar dos sinais claros de que a concorrência será grande, Alves minimizou a disputa e vê fatores positivos na chegada de Rafael.

- (É uma contratação que) Agrega valores para todos nós, para mim, para o Jandrei, para o Couto. Conhecimento. Um time do porte do São Paulo tem que ter os melhores brigando pela posição para dar o melhor pelo clube - destacou o, por hora, titular são-paulino, em entrevista ao 'Real Podcast'.

- Tanto eu quanto o Rafael, Jandrei, Couto, procuramos fazer o melhor para o clube, entregar o melhor para o São Paulo. O São Paulo está muito bem servido de goleiro. Independentemente de quem venha jogar poderá dar um ótimo respaldo. A gente está ali para se ajudar, evoluir. Esse é o pensamento, fazer com que o São Paulo chegue e brigue pelo melhor em todas as competições - completou Alves.

Conforme o LANCE! revelou em outubro, o São Paulo não pretende manter tantas opções para o gol. Rokenedy, vindo das categorias de base e que passou todo o último ano treinando com os profissionais na Barra Funda, tinha contrato até janeiro, mas o clube o liberou para assinar com o Maguary, que vai estrear na primeira divisão pernambucana no ano que vem. Além disso, empresários buscavam negociar Jandrei com o futebol italiano.

A grande rotatividade na meta tricolor fez o clube quebrar um recorde neste ano. Desde 1985 o São Paulo não contratava três goleiros e escalava quatro goleiros em uma mesma temporada. Na ocasião, Abelha, Barbirotto, Tonho e Gilmar Rinaldi se revezaram na posição.

> Confira tabela e resultados da Copa do Mundo-22 no Qatar
​> Confira tabela, classificação e simule resultados do Paulistão-23

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter