Um ano após volta ao São Paulo, Hernanes busca melhora em 2020

Neste domingo, anúncio do retorno do meio-campista completa um ano, mas expectativa criada à época não foi correspondia e o Profeta promete correr atrás da redenção

Profeta Hernanes vestirá a camisa 15 em sua terceira passagem pelo Tricolor
Hernanes foi anunciado pelo São Paulo no fim de dezembro do ano passado (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Escrito por

Há exatamente um ano, o São Paulo alimentou os anseios de seu torcedor ao anunciar em suas redes sociais o esperado retorno do ídolo Hernanes, criando para 2019 uma alta expectativa para as competições que seriam disputadas na temporada. No entanto, tanto equipe quanto jogador ficaram bem longe de corresponder às esperanças e partem para 2020 com desejos de melhorar.

TABELA
> Veja tabela e simulador do Paulistão clicando aqui

No dia 29 de dezembro de 2018, após algumas especulações de são-paulinos nas redes sociais, o Tricolor criou uma extrovertida obra de comunicação para divulgar a contratação do Profeta. Era mais uma pitada de esperança para o clube que já havia trazido Pablo, do Athletico-PR, e Tiago Volpi, do Querétaro-MEX. Relembre no tweet abaixo como foi o anúncio do atleta:

No entanto, essa expectativa de temporada vitoriosa ficou para trás logo em seu início, quando teve um participação ruim na Florida Cup e foi caiu na segunda fase preliminar da Copa Libertadores, ao ser eliminado pelo Talleres-ARG. Em ambas as oportunidades, Hernanes, que havia voltado do futebol chinês, mostrou que não estava nas melhores condições físicas. A curta pré-temporada e os jogos decisivos de imediato prejudicaram a preparação.

- Eu tive cinco dias para a pré-temporada para poder me preparar e jogar contra o Eintracht Frankfurt, na Florida Cup. Então, ali o corpo não estava preparado, comecei a sentir alguns incômodos e depois me recuperava de um, mas não dava tempo de me recuperar do outro - analisou o meia em entrevista ao SporTV, em maio.

Com essa defasagem de preparação no início da temporada, ele acabou prejudicado durante a temporada e algumas lesões atrapalharam possíveis sequências de jogos, o que também evitou o sucesso no ano de 2019.

- A Libertadores e o Paulista já estavam ocorrendo, então não deu tempo de preparar o meu corpo para enfrentar a carga de jogos, mas teríamos que de algum jeito tentar abreviar esse espaço de tempo e estar pronto o mais rápido possível, mas o corpo não pensa dessa maneira, ele precisa do tempo fisiológico, natural, normal, para se condicionar e acabei tendo vários problemas. Me curava de um e já começava em outra parte, aí fui me arrastando dessa maneira - completou o camisa 15.

Pensando em não repetir o que se passou durante 2019, Hernanes tem treinado durante as férias e postado as atividades em seu Instagram, inclusive correndo em Nova York, nos EUA, onde passa as festas de final de ano com a família. Em um dos posts, o meia avisou que não pretende "errar de novo".

- Como dizia Benjamim Franklin, quem falha em se preparar, está se preparando para falhar. Eu já falhei uma vez, não vou errar de novo.

Hernanes jogou pela última vez em 10 de novembro, quando foi acionado por Fernando Diniz nos cinco minutos finais da derrota por 1 a 0 para o Athletico-PR no Morumbi. O Profeta ficou no banco nas cinco partidas seguintes e não viajou para o duelo com o CSA, na última rodada do Brasileirão. Foram 39 jogos, três assistências e cinco gols dele em 2019.

O Profeta se reapresenta junto com os companheiros no dia 6 de janeiro, no CT da Barra Funda, e depois segue para o CT de Cotia, onde a delegação deve ficar por aproximadamente dez dias, em preparação para a estreia no Paulistão, contra o Água Santa, no dia 22 de janeiro, às 21h30, no Morumbi.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter