ANÁLISE: vitória na Argentina mostra que Ceni aproveitou período de treinos no São Paulo após eliminação precoce no Paulistão

Tricolor é único dos eliminados precoces no Estadual que mostrou evolução considerável

Arboleda e Diego Costa podem ser companheiros de Beraldo na final da Copa do Brasil pelo São Paulo
Beraldo é símbolo do crescimento são-paulino na volta aos campos (Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)

Escrito por

Se a conversa após a eliminação precoce nas quartas de final do Campeonato Paulista era de que o técnico Rogério Ceni morreu abraçado a uma ideia de jogo que mais empacou que funcionou em toda a competição, a vitória por 2 a 0 sobre o Tigre, na última quinta-feira (6), na estreia do São Paulo na Copa Sul-Americana, mostrou que as coisas mudaram para melhor no Morumbi.

Na Argentina voltaram os três zagueiros do ano passado. E com eles um estilo de jogo mais acirrado e efetivo do Tricolor.


+ ATUAÇÕES: Erison faz 2 gols pelo São Paulo e leva a melhor no duelo do 'Touro' com o Tigre

Pode não ter sido brilhante, mas a postura mudou. Com menos ímpeto ofensivo, era um São Paulo que soube esperar o Tigre. E definir a parada em duas jogadas de contra-ataque cruciais.

A questão é que a entrada de um terceiro defensor (Arboleda, no caso de quinta), dá mais sustentação ao esqueleto ofensivo definido do time (Nestor, Rato, David e centroavante - Erison contra o Tigre).

Fora dos treinos desde que os CTs fecharam as portas, nós, jornalistas, temos apenas ideias e informações - nem sempre verdadeiras - do que acontece no cotidiano. E o fato é que entre crises como a sua discussão com Marcos Paulo, Ceni trabalhou o que devia. Da forma como deveria.

A sacada de Luciano dos 11 iniciais, algo discutido desde que o agora camisa 10 foi escalado como ponta de lança no 4-2-4 do primeiro trimestre, se mostrou assertiva. Assim como a volta de Méndez aos titulares. Soluções táticas e que geram reflexos até mesmo no ambiente, por conta dos problemas recentes.

Isso se tornou visível na quinta. O futebol de praticamente todas as peças que vinham usadas ao longo do Paulistão cresceu consideravelmente. Rafael, inevitavelmente colocado em dúvida, foi soberbo com defesas importantes. Beraldo nasceu para jogar ao lado de Arboleda. Nestor estava muito mais a vontade, distribuindo o jogo aos alas, ajudando na marcação e realizando assistências importantes...

Pode ser que tudo dê errado já no duelo contra o Ituano, pela Copa do Brasil, mas Ceni mostrou que, por enquanto, seu trabalho na intertemporada pode sim ser considerado o melhor dentre todos os grandes eliminados precocemente no Paulistão. Evolução, só o São Paulo mostrou em campo...

+ Confira jogos, classificação e simule resultados da Copa Sul-Americana-23 na tabela do LANCE!

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter