Jovane Guissone

Jovane Guissone busca repetir feito de 2012, quando conquistou um ouro em Londres (Foto: Takuma Matsushita/CPB)

LANCE!
26/08/2021
00:22
Tóquio (JAP)

Medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012, o esgrimista Jovane Guissone estreou com vitória nas Paralimpíadas de Tóquio. Nesta quarta-feira, o brasileiro somou placar de 4 a 1 em duelos e está nas quartas de final da modalidade disputada sob cadeira de rodas, da categoria B.

+ Gabriel Araújo conquista a primeira medalha para o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio

Jovane Guissone venceu o húngaro Istvan Tarjanyi, o bielorrusso Andrei Pravenich, o russo Alexander Kurzin e o chinês Hu Daoliang. No último duelo, acabou derrotado pelo ucraniano Oleg Naumenko, mas já estava garantido na próxima fase, que começa a partir das 2h40 (horário de Brasília), desta quinta-feira.

+ Atleta brasileiro cai no exame anti-doping e deixa os Jogos Paralímpicos

No próximo duelo, o brasileiro enfrenta Ali Ammar, do Iraque. Jovane Guissone é atualmente vice-líder do ranking mundial. Em 2004, o atleta perdeu o movimento das pernas após levar um tiro em reação a um assalto, e começou a praticar a esgrima de cadeira de rodas em 2008. Na Rio 2016, parou nas quartas de final. Na categoria feminina, Carminha Oliveira perdeu os quatro primeiros duelos e não avançou.