Brasil conquista mais quatro medalhas no Mundial de tênis de mesa paralímpico

Paulo Salmin e Lucas Arabian garantiram o bronze; Sophia Kelmer e Cátia Oliveira também asseguraram lugar no pódio

Sophia Kelmer assegura medalha de bronze no Mundial de tênis de mesa
Sophia Kelmer assegura medalha de bronze no Mundial de tênis de mesa. (Foto: André Soares/CBTM)

Escrito por

O Brasil segue com bom desempenho no Campeonato Mundial de tênis de mesa paralímpíco, disputado em Granada, na Espanha. Nesta quinta-feira, Lucas Arabian (Classe 5) e Paulo Salmin (Classe 7), levaram o bronze no Granada City Sports Hall. Já Sophia Kelmer e Cátia Oliveira, com o bronze já assegurado, disputam vaga na final pelo ouro.

+ Adriana Behar, ex-jogadora de vôlei de praia, não é mais CEO da CBV

Na sexta-feira, Sophia e Cátia, das Classes 7 e 2, respectivamente, duelam nas semifinais da competição em busca de aumentar a colocação.

- Sinto que a minha vida toda eu me preparei para este momento e, com catorze anos já estou numa semifinal de Campeonato Mundial de tênis de mesa paralímpico. É um feito sensacional - declarou Sophia Kelmer.

A atleta foi à mesa por duas vezes nesta quinta-feira: pela manhã, para venceu Lucie Hautiere, da França, por 3 sets a 0 (11/5, 11/7 e 11/4) - pelas oitavas de final. Já no fim da tarde, eliminou nas quartas  a Suwarti Suwarti, da Indonésia, em uma disputa ferrenha de cinco sets (11/8, 7/11, 11/9, 10/12 e 11/5). A semifinal será contra a norueguesa Aida Dahlen e acontece às 12h (de Brasília) desta sexta-feira.

Já Cátia Oliveira conseguiu a vaga ao vencer a australiana Hayley Sands, nas quartas, em uma vitória sem muitas dificuldades por 3 sets a 0 (11/7, 11/1 e 11/8) e assegurou sua segunda medalha no torneio.

- Foi muito importante essa vitória. Eu estava tensa, travada e agora vou me soltar para ir atrás deste ouro - disse antes de completar.

- Estou muito feliz de, em mais um Campeonato Mundial, levar uma medalha individual para casa. Agora é descansar, analisar algumas coisas e amanhã tem mais - afirmou. Nesta sexta-feira, ela enfrenta italiana Giada Rossi, a partir das 12h, por uma vaga na decisão.

Paulo e Lucas são superados

Lucas Arabin enfrentou o turco Ali Ozturk na semifinal, pela Classe 5, mas foi derrotado por 3 a 2 (7/11, 6/11, 11/9, 11/6 e 8/11). Paulo Salmin caiu diante do britânico William Bayley, por 3 a 0 (11/4, 11/7 e 11/7), pela Classe 7. Ambos garantiram o bronze.

Até agora, o Brasil soma quatro medalhas no Campeonato Mundial de tênis de mesa paralímpico - que se encerra no próximo sábado (12). Bruna Alexandre e Paulo Salmin foram ouro na dupla mista, Cátia Oliveira e Marliane Santos bronze na dupla feminina, enquanto Lucas Arabian e Paulo Salmin garimparam o bronze no individual.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter