Palmeiras volta para Pereira após 29 anos e defende bom retrospecto na Colômbia

Verdão esteve na cidade do jogo desta quarta-feira (23) em 1994 para disputar amistoso contra a seleção do país

junior_barranquilla_palmeiras_libertadores_2019-aspect-ratio-512-320
Último jogo do Palmeiras na Colômbia teve vitória e gol de Marcos Rocha (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Escrito por

Na última vez em que o Palmeiras jogou na cidade de Pereira, o time era aquela "máquina" dirigida por Vanderlei Luxemburgo, em 1994. Nesta quarta-feira (23), 29 anos depois, o Verdão retorna para enfrentar o Deportivo Pereira-COL em busca de uma vaga na semifinal da Libertadores. Para isso, conta com um retrospecto bastante favorável na Colômbia.

+ Veja tabela da Libertadores-2023 clicando aqui

Em 12 de junho de 1994, três dias depois de empatar com o Deportivo La Coruña-ESP em amistoso disputado no Palestra Itália e três dias antes de conquistar a Copa Lev Yashin na Rússia, o Palmeiras foi a Pereira encarar a seleção colombiana, que se preparava para a disputa da Copa do Mundos nos EUA.

O Alviverde entrou em campo com: Gato Fernández; Cláudio, Antônio Carlos, Cléber e Roberto Carlos; César Sampaio, Amaral e Edílson; Maurílio (depois Tonhão), Evair e Jean Carlo.

Se o Verdão tinha uma "máquina", a Colômbia não ficava para trás e trazia a sua melhor geração: Córdoba; Herrera, Perea, Escobar e Pérez; Gómez, Álvarez e Valderrama; Rincón, Asprilla e Valencia.

Os donos da casa venceram por 3 a 0, com dois gols de Freddy Rincón, que naquela janela estava se transferindo do Palmeiras para o Napoli-ITA. Valencia fez o outro gol, após pênalti sofrido por Asprilla, que defenderia o Verdão em 1999 e 2000. No jogo, Antônio Carlos, Roberto Carlos e Amaral foram expulsos.

+ Deportivo Pereira x Palmeiras: onde assistir, desfalques e prováveis escalações do jogo pela Libertadores

Mas essa derrota não é algo que resume a passagem palmeirense pela Colômbia. Segundo dados levantados pelo "Análise Verdão", o clube esteve em território colombiano em 16 partidas, venceu dez, perdeu três e empatou três. Aproveitamento de 68,75% dos pontos disputados. Ou seja, um desempenho bastante favorável. Além disso, são 27 gols marcados e 15 sofridos.

Se pegarmos apenas o retrospecto na Libertadores, os números também são bem interessantes. Ao todo, o Alviverde fez cinco jogos pela competição na Colômbia, vencendo três, empatando um e perdendo outro. Aproveitamento de 66,7% dos pontos que disputou. A única derrota foi na partida de ida da final de 1999, diante do Deportivo Cáli. Na volta, os palmeirenses levaram o título após vitória nos pênaltis.

+ Palmeiras vai fazer ‘despedida’ do terceiro uniforme diante do Deportivo Pereira

Com esses números favoráveis, o Palmeiras enfrenta o Deportivo Pereira-COL, nesta quarta-feira (23), às 21h30 (de Brasília), no estádio Hernán Ramírez Villegas, pela ida das quartas de final da Libertadores.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter