‘Provavelmente não foi limpa’, diz americano Ryan Murphy após perder medalha de ouro para russo

Nadador reclamou sobre autorizarem os russos a competirem nos Jogos Olímpicos de Tóquio mesmo após escândalo envolvendo doping 

Ryan Murphy
Nadador ficou em segundo lugar na final da natação em Tóquio (Foto: Oli SCARFF / AFP)

Escrito por

Depois de perder o ouro nos 200 metros costas da natação olímpica para o russo Evgney Rylov, na última quinta-feira (29), o norte-americano Ryan Murphy contestou o resultado ao lembrar do escândalo de doping na Rússia.

- Quando me perguntam sobre isso (o caso de doping na Rússia), tenho cerca de 15 pensamentos. E 13 deles me colocaria em problemas. Tento não me deixar levar por isso. É um grande esgotamento mental saber que estou em uma corrida que provavelmente não é limpa - disse o nadador para o "Sports Illustrated".

- Rússia: bandeira, nome e hino foram banidos dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Apesar da Rússia estar oficialmente banida dos Jogos Olímpicos de Tóquio por uma série de violações, os competidores ainda podem disputar as competições caso façam exames de doping em outros países.

A bandeira que é erguida também não é da Rússia, mas sim do Comitê Olímpico Russo. Mas o nadador não achou justo ter que competir contra um atleta que supostamente faria uso de doping. 

- As pessoas que sabem melhor sobre essa situação que tomaram essa decisão. Isso me frustra - afirmou Ryan.

+ Brasil bate os Estados Unidos de virada e se classifica no vôlei masculino nos Jogos Olímpicos

Mais tarde, durante coletiva de imprensa, o nadador tentou se explicar, afirmando não ser um tipo de indireta para o campeão olímpico:

- Minha intenção não é fazer nenhuma alegação aqui. Parabéns ao Evgeny e ao Luke, ambos são grandes nadadores e trabalharam muito - completou. 

CONFIRA ABAIXO O QUADRO DE MEDALHAS ATUALIZADO

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter