Tribunal recebe recurso de boxeadora contra teste de gênero
A atleta argelina foi campeã olímpica em Paris 2024

A boxeadora argelina Imane Khelif recorreu ao Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) na tarde desta segunda-feira (1) contra a World Boxing, em uma tentativa de reverter a decisão que a impede de participar de eventos da federação sem um teste genético prévio.
O recurso foi apresentado no dia 5 de agosto de 2025, e busca anular a decisão da World Boxing que determinou que Imane Khelif "não poderia participar da Box Cup em Eindhoven, nem em qualquer evento da World Boxing, até que se submetesse a um teste genético de sexo".
O recurso também pede que o CAS declare a boxeadora elegível para o Campeonato Mundial de Boxe de 2025 (de 4 a 14 de setembro), sem a necessidade de teste. O tribunal rejeitou os até que o caso seja ouvido. As partes estão trocando documentos para marcar uma audiência.

Relembre o caso de Imane Khelif
➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
A boxeadora de 26 anos, Imane Khelif, conquistou a medalha de ouro na categoria meio-médio em Paris, em 2024. A vitória veio um ano após a atleta ter sido excluída do Mundial de 2023 pela Associação Internacional de Boxe (IBA), que alegou irregularidades em testes cromossômicos.
Com a retirada do reconhecimento da IBA pelo Comitê Olímpico Internacional em 2023, Imane Khelif pôde competir em Paris sob a organização direta do COI, garantindo sua presença nos Jogos e a medalha.
Em 2025, a World Boxing, federação que assumirá a governança do esporte a partir dos Jogos de Los Angeles 2028, anunciou a obrigatoriedade dos testes genéticos em todas as competições. A medida, que busca "garantir a segurança de todos os participantes e proporcionar uma competição com igualdade de condições para homens e mulheres", se tornou o ponto central da disputa com a boxeadora Imane Khelif.
Tudo sobre

Vôlei
Bruninho comemora 40 anos em festa com Neymar e Thiaguinho
Há 50 minutos
Fórmula 1
Curvas do GP da Hungria na F1 homenageiam Senna, Piquet e Hamilton
Há 1 hora
Fórmula 1
Apesar de críticas na F1, equipe de Bortoleto fica no Top 10 da Hungria
Há 1 hora
Tênis
Tenista brasileiro é campeão e se classifica para o US Open junto com João Fonseca
Há 2 horas
NBA
LeBron terá menor salário da carreira após acerto com 76ers; veja lista completa
Há 3 horas
Fórmula 1
Hamilton discorda de estratégia da Ferrari na F1: 'Não tive tempo'
Há 4 horasMais LANCE!

Antes do Sul-Americano no Rio, Seleção feminina B conquista título inédito

João Fonseca sobe no ranking e terá caminho favorável em Montreal

É proibido trabalhar? Entenda como funcionam as férias da Fórmula 1

Atlanta 30 anos: final brasileira no vôlei de praia 'muito além do que podia sonhar'

Campeão, Calderano exalta torcida e revela próximos passos na temporada

Nos braços da torcida, Calderano é campeão do WTT Star Contender

Campeã olímpica Rafaela Silva anuncia gravidez da esposa; veja

Em posição criticada, Rosamaria vai bem em derrota do Brasil na VNL

Neymar e Lamine Yamal estreiam no Mundial da Kings League; veja jogos

Zé Roberto avalia campanha após vice da VNL: 'É viver esse luto'

Do abandono à tecnologia olímpica: Ibirapuera renasce no Troféu Brasil

Gabriel Bortoleto dá nota para primeira metade da temporada da F1

Oscar Piastri critica Sainz após erro na F1: 'Uma das mais estúpidas que já vi'

